O Grupo de Interesse EU-LAC, formado por agências de fomento da Europa, América Latina & Caribe para a Cooperação Birregional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), anunciou o resultado da 4ª Chamada Conjunta Multitemática EU-LAC 2022.
Lançada em janeiro do ano passado, a chamada contou com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), por meio de suas Fundações, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Destinada a projetos colaborativos de Pesquisa & Inovação com foco no compartilhamento de Infraestruturas de Pesquisa de larga escala, a chamada abrange seis temas principais em quatro eixos prioritários (Desafios Globais, Saúde, Biodiversidade e Energia).
Ao todo, 30 projetos colaborativos foram submetidos e 10 projetos que envolvem pesquisadores de 13 países foram aprovados, destes, 6 projetos terão a participação de 8 grupos de pesquisadores de 7 Instituições de Pesquisa do Brasil, confira:
- Projeto ELAPSE-ND (European-Latin American and Caribbean collaborative project on personalised medicine for neurological disorders)
– Área: Saúde.
– Países envolvidos no projeto de pesquisa: Brasil, Alemanha, Panamá e Espanha.
– O coordenador do projeto, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) receberá fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
- Projeto RI_Hubs (Amplifying RI impact with a global perspective: a Regional Hubs model)
– Área: Saúde.
– Países envolvidos no projeto de pesquisa: Brasil, Finlândia, Itália, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido e Uruguai.
– Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) que integram o projeto receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que integram o projeto receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
- Projeto MYOREHAB (Monitoring and Delivering Personalised Hand Neurorehabilitation through Virtual Activities Controlled by the Neural Drive)
– Área: Saúde.
– Países envolvidos no projeto de pesquisa: Brasil, Alemanha, Panamá e Espanha
– Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que integram o projeto receberão fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE); e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que integram o projeto receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
– Área: Desafios Globais.
– Países envolvidos no projeto de pesquisa: Brasil, Polônia, Espanha e Uruguai.
– Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que integram o projeto receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
– Área: Energia.
– Países envolvidos no projeto de pesquisa: Áustria, Bolívia, Brasil, Alemanha e Panamá.
– Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que integram o projeto receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
- Projeto BESTROPS (Biodiversity and ecosystem services variability across the El Niño gradient in the Peruvian and Brazilian forests)
– Área: Biodiversidade.
– Países envolvidos no projeto de pesquisa: Brasil, Alemanha, Peru e Espanha.
– Pesquisadores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) que integram o projeto receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Acesse o resultado oficial publicado no site do Grupo de Interesse EU-LAC, no link.
Assessoria de comunicação do CONFAP