Notícia

Fapemig

Divulgadas propostas aprovadas no edital de apoio a Núcleos de Inovação Tecnológica

Publicado em 18 julho 2008

Já é possível conferir a relação das propostas aprovadas no edital nº 06/08 “Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleo de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento”. Foram recebidas, ao todo, 26 propostas, das quais 19 foram recomendadas para contratação. Juntas, elas somam o valor de R$ 1,47 milhão. Para visualizar a lista, acesse http://www.fapemig.br/admin/editais/upload/2008%20-06%20-%20NITS.xls 

Os Núcleos de Inovação Tecnológica são responsáveis por atuar, dentro de cada instituição, no processo de inovação, proteção à propriedade intelectual e comercialização das tecnologias obtidas através de pesquisas realizadas. Os recursos obtidos podem ser utilizados para aquisição de equipamentos e materiais permanentes, contratação de serviço de terceiros, pagamento de cursos de capacitação e concessão de pagamento de taxas de proteção à propriedade intelectual.

O julgamento dos projetos foi feito por uma comissão de especialistas de diferentes instituições, entre elas a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Eles se reuniram na FAPEMIG durante dois dias para avaliar as propostas. A comissão também divulgou uma lista com os projetos indeferidos, que pode ser conferida no endereço  http://www.fapemig.br/admin/naoaprovados/upload/18-Jul-2008-2008%20-06%20-NITS%20NAO%20Aprovados.xls

O gerente de Propriedade Intelectual Ediney Neto Chagas chama atenção para o número de propostas recebidas que contemplavam a criação de novos Núcleos. “Isso mostra que as instituições estão atentas à importância de se proteger o conhecimento gerado”, afirma. A Universidade Federal dos Vales do Jequinhonha e Mucuri (UFVJM), por exemplo, instituição criada em 2005, conseguiu recursos para a implantação de seu Núcleo. Também a Finatel/Inatel passará a contar com um NIT.

Outras informações pelo e-mail ci@fapemig.br

Apoio à inovação

O apoio a atividades relacionadas à propriedade intelectual é uma das áreas nas quais o governo vem investindo para promover o desenvolvimento científico no Estado. A fundação da Rede Mineira de Propriedade Intelectual, em 2003, que agrega vinte entidades ligadas à produção científica, dentre elas a FAPEMIG, é uma das ações com essa finalidade. A Rede é a única em atividade no País com o propósito de fortalecer e proteger o conhecimento científico e tecnológico gerado em Minas Gerais.

De acordo com o diretor científico da FAPEMIG, Mario Neto Borges, "o Edital dá continuidade aos apoios que a FAPEMIG vem oferecendo para suprir a demanda crescente por Núcleos de Inovação Tecnológica no Estado e a todas as iniciativas de financiamento na área de propriedade intelectual e inovação". O edital é parte do Programa Estruturador "Rede de Inovação Tecnológica", da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), coordenado pelo secretário adjunto Evaldo Ferreira Vilela. 

Entre os dias 7 e 9 de julho, a Financiador de Estudos e Projetos (Finep) realizou no Campus Pampulha da UFMG um encontro de Núcleos de Inovação Tecnológica. Participaram 60 representantes de núcleos de inovação, ligados a 18 universidades federais, 3 estaduais e 3 particulares sem fins lucrativos, além de 5 institutos de pesquisa federais e 3 estaduais. Segundo o Ediney Chagas, na ocasião, a FAPEMIG foi elogiada pelo modelo de financiamento aos NITs e à Rede de Propriedade Intelectual.