Notícia

Gestão C&T

Divulgada lista de propostas aprovadas no edital de apoio a Núcleos de Inovação Tecnológica

Publicado em 24 julho 2008

A relação das propostas aprovadas no edital nº 06/08 de Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleo de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento já está disponível. Foram recebidas 26 propostas, das quais 17 foram escolhidas para contratação. O edital faz parte do Programa Estruturador Rede de Inovação Tecnológica da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), coordenado pelo secretário adjunto Evaldo Ferreira Vilela. Para conferir a lista acesse este link.

A seleção das propostas foi feita por uma comissão de especialistas de diferentes instituições, entre elas a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Eles se reuniram na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) durante dois dias para avaliar as propostas. A comissão também divulgou uma lista com os projetos indeferidos, que pode ser conferida neste link.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é responsável por atuar no processo de inovação, na proteção à propriedade intelectual e na comercialização das tecnologias obtidas por meio de pesquisas realizadas das instituições. Os recursos obtidos podem ser utilizados para aquisição de equipamentos e materiais permanentes, contratação de serviço de terceiros, pagamento de cursos de capacitação e concessão de pagamento de taxas de proteção à propriedade intelectual.

A Universidade Federal dos Vales do Jequinhonha e Mucuri (UFVJM), criada em 2005, conseguiu recursos para a implantação de um núcleo. A Finatel/Inatel também já pode contar com um NIT.

A Fapemig e o IPT são associados à ABIPTI.

Mais informações podem ser obtidas no site www.fapemig.br. (Com informações da Fapemig)