Notícia

USP Eventos

Diversidade na Publicidade é tema de fórum promovido pela USP

Publicado em 28 maio 2018

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e o SESC-SP realizam no dia 13 de junho, das 10 às 20h30, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, o Fórum Mídia, Representatividade e Diversidade: Desafios e Caminhos Estratégicos para a Expressão da Igualdade Racial na Publicidade.

O evento tem como proposta apresentar discussões e análises sobre as iniciativas que estão ou não sendo desenvolvidas e aplicadas, para promover e inscrever igualdade racial no pensar e fazer publicitário e midiático no Brasil, a partir dos espaços e das experiências da universidade e da indústria da publicidade.

Pesquisadores de diversas universidades do país como Marcos Emanoel Pereira (UFBA), Liv Sovik (UFRJ), Laura Guimarães Corrêa (UFMG), Francisco Leite, Leandro Leonardo Batista, Carlos Augusto de Miranda Martins e Angélica Souza (USP), bem como profissionais da indústria publicitária brasileira como Dilma Campos (Agência Outra Praia) e André Porto Alegre (Associação dos Profissionais de Propaganda) participam das mesas de discussões do fórum, que têm o desafio de promover diálogos que compartilhem as experiências e iniciativas da universidade e do mercado sobre a urgente questão da igualdade racial e da presença de negros e negras nos espaços publicitários do país.

Na oportunidade do fórum também ocorrem os lançamentos dos livros As Brasileiras e a Publicidade Contraintuitiva: enfrentamento do racismo pela midiatização da imagem de mulheres negras, de autoria de Francisco Leite, publicado pela Alameda Editorial e Primeiras Experiências com o Racismo: crianças negras, práticas parentais e midiatização, de autoria de Leandro Leonardo Batista e Francisco Leite, editado pela Annablume Editora. Ambos os livros foram publicados com apoio da FAPESP.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas pela internet.