Notícia

Jornal da USP online

Dirigentes prestigiam entronização do quadro do ex-reitor Marco Antonio Zago

Publicado em 11 dezembro 2018

Uma cerimônia repleta de dirigentes, docentes, servidores, amigos e familiares marcou a entronização do quadro do ex-reitor Marco Antonio Zago na Galeria de Reitores da Universidade.

O reitor Vahan Agopyan fez a saudação ao homenageado, de quem foi colega como pró-reitor (2010-2013) e depois como vice-reitor (2014-2017). “A maioria dos reitores dessa Galeria enfrentou dificuldades, mas eu pude testemunhar o comprometimento pessoal do Zago com a Universidade, sua dedicação para enfrentar os desafios de um período particularmente duro e perseverança para garantir a saúde financeira e o desenvolvimento acadêmico da USP. Tivemos a sorte de ter o reitor certo para o momento e conseguimos, sob sua liderança, preservar a Universidade e avançar na excelência. Em nome da USP e da sociedade brasileira, gostaria de agradecer sua dedicação e parabenizá-lo pela competência e capacidade de gestão”, afirmou.

“Essa galeria reproduz, de certa forma, cada período da história da Universidade e mostra que, independente do que ocorre no ambiente político externo, nossa liderança acadêmica é periodicamente renovada”, afirmou Zago.

Emocionado, o ex-reitor agradeceu todos os que participaram da sua gestão – o atual reitor, na época vice-reitor, os pró-reitores, os superintendentes, os diretores das Unidades e servidores – pelo trabalho e, em especial, à sua família que o acompanhou e o apoiou durante toda a jornada.

O retrato, obra do artista plástico Marcus Claudio, passou a integrar a Galeria de Reitores da Universidade, instalada no térreo do prédio da Reitoria e aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita. O endereço é Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O ex-reitor

Formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Unidade em que ingressou como professor do Departamento de Clínica Médica, em 1973, Marco Antonio Zago desenvolveu uma sólida carreira científica, atuando em temas como genética de populações, polimorfismos, hemoglobina, talassemia e pesquisas focalizadas em bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas.

Além das atividades acadêmicas, exerceu diversos cargos administrativos na USP e em outras instituições de pesquisa, tendo sido presidente da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pró-reitor de Pesquisa da USP.

Como reitor, Zago comandou a Universidade entre os anos de 2014 e 2018 e sua gestão foi marcada pela superação de uma grave crise financeira, pela defesa da autonomia, pelo aumento da transparência na administração e pela ampliação das políticas de inclusão social na USP.

Atualmente, ocupa os cargos de secretário estadual de Saúde e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).