Notícia

Portal do Purus

Diretor-presidente da Fapeam participa de fórum do Confap, em Campo Grande

Publicado em 09 novembro 2016

Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar participa, na terça (8) e quarta-feira (9), do fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

 

 

 

Este é o último encontro deste ano de todos os dirigentes das Faps com o Confap, em que deve ser discutida a internacionalização da pesquisa e o aprofundamento do conhecimento científico no país.

 

 

 

Durante a solenidade de abertura, ocorrida na manhã de terça-feira (08/11), no auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, o presidente do Confap, Sergio Gargioni destacou em seu discurso a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação na economia brasileira em um momento de grave crise financeira. Além disso, ele ressaltou o conhecimento científico como base fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil.

 

 

 

Estiveram presentes, ainda, na solenidade de abertura, o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges.

 

 

 

Ainda na terça-feira, será avaliado o Acordo de Cooperação Técnica com as FAPs da Amazônia Legal, relacionado à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

 

 

 

No encerramento do encontro, nesta quarta-feira (9), um dos temas em discussão serão os desafios do Marco Legal de CT&I, em debate comandado por Maria Cristina Leftel, assessora jurídica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).