Notícia

A Tribuna (Santos, SP)

Diretor-geral da Antaq abre 2° dia do Fateclog, em Santos

Publicado em 09 junho 2018

Ano na edição do Congresso de Logística da Fatec, o Fateclog, continua hoje no campus Rubens Lara da instituição de ensino, que fica no bairro Aparecida, em Santos. Os trabalhos serão iniciados às 9 horas, com palestra do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mario Povia.

Há também visitas técnicas e turísticas durante todo o dia. Em seguida, às 10 horas, está prevista outra apresentação. Desta vez, com foco na Logística Agroindustrial, apresentada pelo pesquisador José Vicente Caixeta Filho. Já às 11 horas, a palestra ficará por conta do professor Paulo Roberto Bertaglia, que falará sobre revitalização logística O especialista irá abordar as tendências atuais da logística mundial, diante das inovações tecnológicas e das mudanças mercado lógicas.

Em seguida, às 12 horas, haverá o lançamento do livro Engenharia de Produção Aplicada ao Agronegócio, de João Gilberto Mendes dos Reis e Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto. Hoje, também serão realizadas visitas técnicas às instalações do Grupo Libra no Porto de Santos, além de passeios de escuna pelo canal de navegação do cais santista. Assim, os participantes poderão conhecer o Porto e diversos terminais por outros ângulos. Também estão previstas visitas ao Museu Pelé, no V alongo, e ao Museu do Café, no Centro de Santos. Antes disso, haverá um minicurso de Logística de Eventos. A Fateclog é promovida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, órgão do Governo do Estado que mantém a Fatec. O Campus Rubens Lara fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, nº 110, no bairro Aparecida, em Santos

ABERTURA

A solenidade de abertura do 9º Fateclog aconteceu ontem, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais. Após a cerimônia, a Fatec premiou empresas e personalidades pelos serviços prestados à sociedade e ao meio acadêmico. Entre as companhias homenageadas, estavam a Marimex Inteligência Portuária, na categoria Porto e Sociedade; a VLI, na categoria Projeto Logístico; e a Rumo, na categoria Movimentação Ferroviária de Commodities Agrícolas.

O Ecoporto Santos recebeu prêmio pela Gestão Logística em Terminais de Contêineres, enquanto a DPWorld Santos foi reconhecida pela Logística Integrada. Também foi homenageado o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (I 0 - USP), o astronauta Marcos Pontes, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini e o ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar (STM), além do coronel PM Rogério Silva Pedro, comandante da Polícia Militar na região da Baixada Santista.

Público pode visitar navios de pesquisa

Os navios de pesquisas oceanográficas Alpha Crucis e Alpha Delphini estarão abertos para visitação pública hoje e amanhã, no Porto de Santos. A embarcações, que pertencem ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), estão atracadas no cais do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no Armazém 25 do complexo marítimo.

A atração faz parte da nona edição do Fateclog e também é uma comemoração da Universidade de São Paulo (USP) pelo Dia Mundial dos Oceanos e pelo Dia do Oceanógrafo, celebrados ontem. O Alpha Delphini, inaugurado em 2013, tem 27 metros de comprimento e pode transportar até 12 pesquisadores e seis tripulantes. Sua autonomia de navegação é de 10 a 15 dias. Já o Alpha Cru eis tem 64 metros de comprimento e pode passar até 60 dias navegando. Ambos fazem parte do projeto Sambar, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e que pesquisa o impacto das mudanças climáticas nos oceanos.