O diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fernando Landgraf, falou sobre a experiência do instituto com gestão de inovação. A palestra foi realizada durante a Conferência Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), realizada nos dias 12 e 13 de abril, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Landgraf apresentou dados relativos ao desempenho financeiro e também falou sobre o novo processo de planejamento estratégico do IPT, considerados indicadores de inovação. Entre os indicadores, em desenvolvimento, estão as patentes depositadas; contratos com cláusula de propriedade intelectual (PI); novos ensaios do sistema de qualidade (SQ); publicação de artigos; e número de projetos de P&D com empresas.
Segundo o diretor, um dos maiores desafios do instituto é alcançar metas para a produtividade em inovação. No que tange à produção de artigos, por exemplo, em 2009 foram publicados 104 pelo IPT e para este ano a meta é chegar aos 180. Landgraf também afirmou que ganham expressão entre as organizações metas para contratos com cláusula de propriedade intelectual. Para ele, os institutos de pesquisa devem atuar como conectores entre as universidades e empresas para a garantia da efetividade nas iniciativas de inovação.
Atualmente o IPT desenvolve uma planta de gaseificação de biomassa, que deve ser instalada no Parque Tecnológico de Piracicaba. O projeto promete viabilizar produção de etanol de segunda geração, obtido a partir do bagaço de cana, permitindo aumento de produtividade sem ampliação das áreas plantadas.
Conferência Nacional
A conferência paulista, que debateu o futuro do Sistema Paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação, teve um caráter preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), a ser realizada em Brasília de 26 a 28 de maio.
O IPT é uma instituição associada a ABIPTI.
(Com informações da Sect-AM)
Notícia
Gestão C&T
Diretor do IPT fala sobre experiência com gestão de inovação (1 notícias)
Publicado em 19 de abril de 2010
Fonte: http://www.gestaoct.org.br/