Notícia

Famema

Diretor de Pós-graduação da Famema obtém título de livre-docente na Unifesp

Publicado em 06 dezembro 2010

O docente chefe da disciplina de Genética e diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Spencer Luiz Marques Payão, realizou nos últimos dias 25 e 26 de novembro concurso para obtenção do título de livre-docente junto à disciplina de Genética Humana e Médica da Unifesp/EPM (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina). Foram realizadas cinco provas de alta especificidade, com o mais alto grau de dificuldade (avaliações escrita, prática, didática, apresentação de tese e arguição pela banca examinadora).

Constituída por cinco docentes de reconhecimento profissional em níveis nacional e internacional, a banca examinadora escolhida conta com alta titulação. Participaram da avaliação os professores Benedito Mauro Rossi, cirurgião oncológico e professor livre-docente do Hospital Sírio Libanês e A.C. Camargo; Sérgio Olavo da Costa, um dos pioneiros na área de Genética do País, professor titular da USP (Universidade de São Paulo); Glaucia Santelli, especialista em Biologia da Célula Tumoral, professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; Luis Garcia Alonso, professor livre-docente da disciplina de Anatomia da Unifesp e Manuel Simões, professor livre-docente da disciplina de Histologia da Unifesp.

Ao final de dois dias de intensas e difíceis provas, o docente e diretor de Pós da Famema recebeu nota máxima (10) em todas as provas realizadas e por unanimidade pelos membros da banca, fato raro de acontecer na Unifesp.

"É muito gratificante receber tal reconhecimento nesta fase da minha vida acadêmica e científica. Trata-se de uma exposição de toda a minha atuação até o momento e sem dúvida, este é o concurso mais difícil da carreira, apesar de não haver concorrência por vaga e sim obtenção de título, o crivo da avaliação é altíssimo. Tenho orgulho de elevar o nome da Famema no nível da Unifesp, instituição responsável por toda a minha formação de Pós-graduação, a qual considero minha segunda casa", destacou Spencer.

Os pontos destacados na argüição pela banca examinadora foram a alta produtividade científica do candidato, experiência com orientações e captação de recursos - Spencer obteve, em 10 anos, oito auxílios à Pesquisa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no valor total de R$ 1,4 milhão em equipamentos e insumos para a Famema, experiência administrativa e em pós-graduação no nível da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

De acordo com o diretor geral da Famema José Augusto Alves Ottaiano, o título de livre-docente vem mostrar a qualidade do material científico produzido por Spencer Luiz Marques Payão, com todo o seu empenho e dedicação. "O Spencer eleva o nome de nossa Instituição com estas importantes conquistas. Por tudo isso que ele é respeitado por todos e serve de exemplo, sendo peça-chave na implantação de nossa pós-graduação stricto-sensu", enfatizou.

Estiveram presentes na etapa pública do concurso realizada no dia 26 o Diretor Geral da Famema José Augusto Alves Ottaiano, o diretor do Hospital das Clínicas Francisco Soares, o docente chefe da disciplina de Pediatria da Famema Francisco de Agostinho Junior e vários orientandos do diretor de Pós da Famema.