Notícia

Planeta Universitário

Diretor da FAPESP recebe prêmio da American Ceramic Society

Publicado em 25 novembro 2013

José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP e professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, foi contemplado pelo Bridge Building Award, concedido pela American Ceramic Society. “O prêmio representa o reconhecimento, pela comunidade de materiais cerâmicos dos Estados Unidos, da nossa participação como promotores da integração entre a comunidade científica brasileira e a internacional, nessa importante área do conhecimento”, disse Varela.

A entrega do prêmio será feita durante a 38ª edição da International Conference and Exposition on Advanced Ceramics and Composites, que ocorrerá entre 26 e 31 de janeiro de 2014 em Daytona Beach, Flórida, nos Estados Unidos.

Na ocasião, Varela proferirá a palestra plenária “ Building Bridge in Materials Science and Technology: An Important Issue for Solving Basic Problems in Modern Society", na qual abordará não somente a integração da comunidade internacional de Materiais, mas enfatizará o papel da FAPESP na aproximação de pesquisadores do Estado de São Paulo para a construção de um networking com pesquisadores de outros países em todas as áreas do conhecimento.

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor em Ciência de Materiais pela University of Washington, Varela também participa do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Sociedade Brasileira de Física, da World Academy of Ceramics, da American Ceramic Society e da Materials Research Society. No rol das premiações recebidas, destacam-se o Prêmio Scopus Elsevier, pela contribuição à ciência no Brasil, e o Global Star Award, também da American Ceramic Society.

Varela também já foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, que reúne pesquisadores e representantes da indústria, e presidiu a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais no biênio 2010-2011.

Mais informações sobre o prêmio em: http://ceramics.org/meetings/38th-international-conference-and-expo-on-advanced-ceramics-and-composites/icacc14-award-plenary-speakers

Fonte: Agência FAPESP