Notícia

ANCP - Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores

Diretor da ANCP, Fernando Baldi é aprovado em Concurso para Professor Livre Docente da USP de Pirassununga (SP)

Publicado em 14 novembro 2018

Fernando Baldi, professor da Unesp de Jaboticabal (SP) e diretor de Pesquisa e Inovação da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), foi aprovado, com nota máxima, no concurso para Professor de Livre Docência da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga (SP).

Livre-docência é um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto, no qual o profissional é submetido a avaliação oral, escrita e mesa examinadora.

O exame, realizado no dia 27 de outubro, contou com avaliações escrita, didática, memorial e defesa de tese, acompanhadas por docentes de universidades do Estado de São Paulo. Fizeram parte da banca examinadora os professores Humberto Tonhati, da Unesp de Jaboticabal; Joanir Pereira Eler, José Bento Sterman Ferraz e Júlio Cesar de Carvalho Balieiro, da USP de Pirassununga, e o Professor Raysildo Lôbo, presidente da ANCP.

Na avaliação didática, Fernando Baldi falou sobre “a contribuição da informação genômica para o melhoramento genético das raças zebuínas”, assunto relacionado à área do concurso. Em 60 minutos, o professor fez um histórico sobre o uso da informação genômica, apresentando resultados de pesquisas dos trabalhos realizados junto à ANCP, além de traçar uma perspectiva do futuro do melhoramento genético e a utilização de novas tecnologias nas raças zebuínas.

Em sua dissertação para defesa da tese, apresentada no ato da inscrição, Baldi falou sobre “variabilidade genética do perfil de ácidos graxos na raça Nelore”, projeto financiado pela Fapesp, desenvolvido durante três anos, onde foram abordados temas como qualidade da carne, impacto do tipo de gordura sobre a saúde humana e aspectos genéticos e genômicos relacionados com o melhoramento da composição da gordura na raça Nelore, entre outros.

O professor e pesquisador recebeu por parte da banca nota 10 em todas as avaliações.