Notícia

O Regional

Direito UNIFIPA Promove Palestra com Professor da USP Nesta Segunda

Publicado em 30 novembro 2020

“Transformações contemporâneas do Direito em face das mudanças econômicas e das modificações tecnológicas” é o tema da palestra on-line que o curso de Direito da UNIFIPA promove nesta segunda-feira (30), às 19h30, para alunos, egressos e advogados, com o Prof. Dr. José Eduardo Campos de Oliveira Faria, professor titular e Chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

O coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Rossi, ressalta que o Dr. Faria é um dos juristas mais respeitados no Brasil. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado (1977) e doutorado também pela USP (1981) e pós-doutorado pela Winsconsin University (Estados Unidos, 1984), Prof. Dr. José Eduardo tem experiência na área de Sociologia Jurídica, atuando principalmente nos temas mudança social, poder e legitimidade, direitos humanos, globalização, transformações do Poder Judiciário, metodologia do ensino jurídico, direitos sociais e eficácia jurídica. Foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti de Literatura de 2012 na categoria de livros de Direito.

Iniciou sua trajetória profissional como jornalista entre 1967 e 1968 no Jornal da Tarde, tendo trabalhado também no O Estado de São Paulo, onde é editorialista. Recebeu, ao longo da sua carreira jornalística, três prêmios Esso por reportagens realizadas individualmente e em equipe. Trabalhou como executivo financeiro no Banco Itaú, tendo sido assessor de Olavo Setúbal, a partir de 1979. Foi coordenador da área de ciências humanas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), representante da área de direito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e avaliador de cursos de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Instituiu o Programa de Educação Tutorial (PET/Capes) na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, sendo seu tutor desde 1979. É professor visitante na Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, desde 2004.

Os interessados na palestra devem fazer inscrição pelo link https://forms.gle/HbfgbJA3Cc2hMh986. Haverá emissão de certificado para horas de extensão. O link e instruções de acesso e de registro de presença serão disponibilizados aos inscritos no dia do evento.

Prof. Antonio Marcato

No dia 1º/12, terça-feira, o curso de Direito promove nova palestra com outro nome de destaque na área. Desta vez, o Prof. Dr. Antonio Carlos Marcato, professor Honoris Causa da UNIFIPA, aborda “O processo judicial como instrumento de distribuição de justiça”.

O link para inscrição é https://forms.gle/3NLJAounb8emasze8, com emissão de certificado para horas de extensão.

O link e instruções de acesso e de registro de presença serão disponibilizados aos inscritos no dia do evento.