Notícia

Esteta

Direito à Saúde e ameaças ao SUS são tema de seminário

Publicado em 23 novembro 2015

No dia 24 de agosto, as ex-alunas da FAAC (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação) da Unesp, Câmpus de Bauru, Tais Schiavon e Fernanda Lourencetti, defenderam na Universidade de Evora - Portugal, a dissertação final do Master Erasmus Mundus TPTI (Techniques, Patrimoine, Territoire de l’Insdustrie : Histoire, Valorisation, Didactique) de l’Université Panthéon-Sorbonne Paris I.

Tais Schiavon e Fernanda Lourencetti foram orientadas pela prof .Dra. Ana Cardoso da Universidade de Évora e pelo prof. Dr. Adalberto da Silva Retto Jr, da Unesp de Bauru e prof. visitante do Master Erasmus Mundus TPTI, e apresentaram respectivamente:

- Estrada de Ferro Nord-Ouest du BRÉSIL dans le cadres des paysages industriels de l’Ouest Paulista en tant que patrimoine de la MOBILITÉ

- Estrada de Ferro Araraquarense dans le cadres des paysages industriels de l’Ouest Paulista en tant que patrimoine de la MOBILITÉ

As duas dissertações vieram, de um lado, estabelecer o intercâmbio entre a Unesp e a Sorbonne, e de outro,  sedimentar a linha de pesquisa sobre Paisagem Industrial. Os dois temas tratados colocam-se como aprofundamento do subtema Saberes técnicos e teóricos na configuração e re-configuração das cidades formadas com a abertura de zonas pioneiras no Oeste do estado de São Paulo, do projeto temático Fapesp Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano. Estado de São Paulo, séculos XIX e XX desenvolvido pela Unicamp/Unesp/Pucc e IUAV di Venezia Italia.

Tal subtema foi desenvolvido sob a responsabilidade do Grupo de professores da Unesp-Bauru sob coordenação do Prof. Dr. Adalberto da Silva Retto Júnior, e teve como escopo de análise as cidades do oeste paulista constituídas com a abertura das zonas pioneiras através das ferrovias.

Portal Unesp