Notícia

Shvoong

Dióxido de carbono pode ser aproveitado

Publicado em 22 setembro 2011

Elton Alisson / Agência FAPESP

Pesticidas e fármacos podem ser extraídos a partir do dióxido de carbono contribuindo para as mudanças climáticas. A preocupação dos cientistas neste sentido levou-os a relevantes descobertas que revolucionarão os meios bioquímicos e ambientais.

Este estudo que impactou a comunidade científica, partiu de pesquisadores do laboratório de Química Orgânica Fina da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo.

A idéia é provocar uma reação química tóxica em algo possível de ser utilizado, no caso, compostos orgânicos para a fabricação de pesticidas e fármacos.

O projeto inicial partiu de pesquisas apoiadas pela FAPESP em apoio ao Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes tem como título “ Estudo da fixação e ativação da molécula de dióxido de carbono com bases nitrogenadas” publicado na Green Chemistry.

Os pesquisadores conseguiram demonstrar que uma molécula (DBN) é apta para apreender o dióxido de carbono e daí à suautilização na indústria química. Já se tinham conhecimento queesse processo capturava o dióxido de carbono na presença da água formando bicarbonatos.

A descoberta pode ser então direcionada para tratamento de doenças cuja etiologia tem a ver com a quantidade e transporte de CO² na corrente sanguínea demonstrando que a sua utilização em bioquímicos poderia proporcionar um avanço para o tratamento de doenças pulmonares.


Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biochemistry/2213496-di%C3%B3xido-carbono-pode-ser-aproveitado/#ixzz1iQOHC0e6