Notícia

Tramaweb

Dinos brasileiros é tema de exposição de realidade virtual de startup do Cietec

Publicado em 24 fevereiro 2017

São Paulo, fevereiro de 2017 – A startup VR Monkey, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN/Cietec, inaugurou em fevereiro a exposição permanente Dinos do Brasil, uma viagem em realidade virtual pela pré-história brasileira. Prezando pela acurácia científica, a equipe teve a parceria de professor do Instituto de Geociências da USP para a realização do projeto.

 

 

A exposição, que contou com patrocínio de Intel e Ambev, além de fomento da Fapesp, leva os visitantes para um passeio pela Era Mesozoica no Brasil – entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás. É importante destacar que esse é o primeiro projeto de realidade virtual que recebeu recursos por meio da Lei Rouanet.

 

Para entrar no clima, a tecnologia de realidade virtual de alta qualidade exige o uso de óculos especiais. A sala, que comporta até 25 pessoas, terá sete sessões diárias de 40 minutos com a apresentação de dinossauros como Uberabatitan, Abelissauro, Unaissauro e Saturnália. Esses grandes répteis, que viveram durante os períodos Triássico e Cretáceo, aparecem junto a outros animais que conviveram no período, no território de norte a sul do país. A experiência multissensorial combina estímulos visuais, auditivos e senso de direção, com indicação para ser vivenciada por pessoas de todas as idades.

Segundo Pedro Kayatt, CEO da VR Monkey e um dos executores do projeto, “o Dinos do Brasil é mais do que entretenimento, pois tem um fundo pedagógico”. Por esse motivo, a parceria com o Instituto de Geociências da USP foi essencial para garantir a precisão dos dinossauros. Colaboraram com a realização paleontólogo, paleoartista e paleobotânico, liderados pelo Prof. Dr. Luiz Anelli.

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, destaca a importância da exposição para o cenário das empresas de realidade virtual no Brasil. “Hoje a VR Monkey é sem dúvida uma das produtoras de realidade virtual mais importantes do país, com projetos de educação, como o Dinos do Brasil e o 7 VR Wonders, ademais de ter expertise em outras aplicações como na arquitetura e em jogos virtuais”, explica o gestor da maior incubadora da América Latina.

 

Serviço

Dinos do Brasil

A partir de 18 de fevereiro, no Museu Catavento Cultural

Sessões: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h (de terça a sexta-feira sessões para grupos agendados, aos finais de semana, férias escolares e feriados é necessário retirar senha para participar da atividade).

Capacidade: 25 pessoas por sessão

Faixa etária: a partir de 9 anos.

Endereço: Palácio das Indústrias – Avenida Mercúrio, s/no, Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

Telefone: (011) 3315-0051

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (bilheteria fecha às 16h)

Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Ingresso: R$ 6,00 (interira) e R$ 3,00 (meia). Aposentados, crianças de 4 a 12 anos, estudantes com carteirinha e pessoas com deficiência pagam meia. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Acessibilidade no local