Começa no próximo dia 17o "V Seminário Anual do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa)", da Universidade de São Paulo (USP), no hotel Águas de São Pedro, em Águas de São Pedro (SP). O evento, que termina no dia 20 de setembro, reúne a nata do setor, no País.
O objetivo do encontro é a análise de casos empresariais, feita por empresários, técnicos e pós-graduandos da Fundação Instituto de Administração, da Faculdade de Economia e Administração da USP. Participam da apresentação dos trabalhos não apenas os tomadores de decisão das empresas estudadas como também executivos da concorrência.
Os trabalhos a serem avaliados, neste mês, terão como enfoque principal o aspecto "Tecnologia e Competitividade". Cinco casos serão analisados, nos segmentos de produção, distribuição, cooperativismo, agroindústria, marketing e transferência de tecnologia.
No segmento de distribuição, a empresa a ser analisada é o restaurante Dinho's Place. Paradoxalmente, o gargalo que vem atravancando os negócios do restaurante é justamente aquele que o projetou: o pioneirismo no lançamento de cortes - como a picanha e a picanha fatiada - e de promoções, como o rodízio de frutos do mar às sextas-feiras.
Acontece que essas novidades são copiadas pela concorrência, reduzindo assim o seu impacto comercial. Na expectativa de melhorar seu desempenho, o Dinho's Place está estudando a viabilidade de criar uma integração "e vitrine", criando parte dos produtos que processa.
No quesito agroindústria, a Perdigão, empresa a ser analisada, tem desafios bem identificados a superar no curto prazo. Por exemplo, desenvolver ou não programas de pesquisa próprios? Dar prioridade ao mercado interno ou ao externo? Investir em portos próprios para reduzir custos alfandegários ou não?
No segmento do cooperativismo, o caso analisado é o da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), que procura diversificar suas atividades. Carnes, frutas, hortigranjeiros e o próprio café, de melhor qualidade, voltado para o mercado de produtos finos, são as alternativas propostas.
Notícia
Gazeta Mercantil