Notícia

MS Notícias

Dinapec começa amanhã na Embrapa Gado de Corte

Publicado em 25 março 2009

A 4ª Dinâmica Agropecuária (Dinapec) realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através das Unidades – Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Transferência de Tecnologia, em Campo Grande-MS, começa amanhã, dia 25, com a presença de autoridades na solenidade de abertura, entre elas, a secretária de Estado de Mato Grosso do Sul Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e o diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França.

Para este ano, a Dinapec permanecerá com seu dinamismo e interatividade em atividades de dinâmicas de campo, minicursos, atendimento ao público e roteiros tecnológicos e ainda com o apoio de outras Unidades da Embrapa, que estarão disponibilizando seus especialistas para participarem do evento.

A área de 27 hectares é composta por demonstrações de consórcio de gramíneas com novas leguminosas, variedades de capins, sorgo granífero, forrageiro e silageiro, milho, soja, mostra do sistema silvipastoril, lavoura-pecuária e outras tecnologias.

Roteiros

São quatro grandes roteiros tecnológicos - Integração Lavoura-Pecuária, Produção Animal, Pastagens e Agroenergia. Com relação ao ano passado, o número de dinâmicas saltou de oito para 31 para o produtor conhecer, detalhadamente, cada assunto. Os roteiros fixos têm início no dia 25 de março. Os percursos começam às 8 horas e cada grupo terá entre dez e 20 pessoas e as inscrições serão realizadas no dia e local indicados.

Minicursos

O número dos minicursos aumentou também, assim como, novos temas serão abordados. Os produtores terão seis capacitações à disposição: interpretação de análise de solo, cercas elétricas (montagem, uso e manutenção), como planejar o cruzamento de bovinos de corte, suplementação alimentar durante a seca, o uso de oleaginosas/biocombustível e controle de ecto e endoparasitas.

Lançamento

A 4ª Dinâmica Agropecuária será palco do lançamento do guandu Mandarim no dia 25, a partir das 13 horas. A leguminosa foi desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), em parceria com a Unipasto, a Fapesp e o CNPq e tem como destaques a alta produtividade de forragem e o baixo teor de taninos.

Expogrande

A Dinapec está ainda inserida no Ciclo de Palestras da Expogrande 2009. As ações terão a participação dos pesquisadores da Empresa, em especial, nos dias 31 de março e 1º de abril, com os pesquisadores Fernando Reis e Rodrigo Amorim abordando os temas ovinocultura e manejo de pastagem, respectivamente.

A 4ª Dinapec tem o apoio da Finep, CNPq, Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), representada pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) e tem como parceiros a Dow AgroSciences, Unipasto, Banco do Brasil e Bunge.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=7934

MS Notícias Online – 25/03/2009