Notícia

Blog da Amazônia

Dieta com frutas, café, chocolate e vinho pode reduzir risco de síndrome metabólica em até 23% (96 notícias)

Publicado em 03 de fevereiro de 2025

Uma dieta rica em alimentos como uva, morango, açaí, laranja, chocolate, vinho e café pode diminuir em até 23% o risco de desenvolver síndrome metabólica, um conjunto de alterações no metabolismo que aumentam as chances de doenças cardiovasculares. Essa é a conclusão de um estudo realizado com mais de 6 mil brasileiros, o maior do mundo a investigar os efeitos dos polifenóis; compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias na prevenção de problemas cardiometabólicos. Os resultados foram publicados no Journal of Nutrition.

A pesquisa, que integra o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), acompanhou a saúde de 15 mil funcionários públicos de seis universidades e centros de pesquisa do país desde 2008. O estudo analisou dados de 6.378 participantes, dos quais 2.031 desenvolveram síndrome metabólica, condição caracterizada pela combinação de pressão alta, obesidade abdominal, níveis elevados de açúcar no sangue, triglicerídeos e colesterol. O diagnóstico é feito quando o indivíduo apresenta pelo menos três desses cinco fatores.

“Essa é uma excelente notícia para quem aprecia frutas, chocolate, café e vinho, alimentos ricos em polifenóis. Embora estudos anteriores já tenham sugerido a relação entre o consumo desses compostos e a redução do risco de síndrome metabólica, nossa pesquisa confirma essa associação em uma população grande e ao longo de um período extenso”, explica Isabela Benseñor, professora da Faculdade de Medicina da USP e coautora do estudo.

Os polifenóis são compostos encontrados em uma variedade de alimentos, como frutas, vegetais, café, vinho e chocolate. Eles atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando a proteger o organismo contra danos celulares e inflamações crônicas, fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas.