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Diário do Transporte
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USP realiza testes para produção de hidrogênio renovável a partir do etanol
Publicado em 21 de fevereiro de 2025
Planta-piloto tem capacidade para produzir 100 quilos de hidrogênio por dia, que serão utilizados para abastecer três ônibus e dois veículos leves, entre outros
ALEXANDRE PELEGI A Universidade de São Paulo (USP) está realizando testes na primeira estação experimental do mundo dedicada à produção de hidrogênio renovável a partir do etanol. Localizado na Cidade Universitária, em São [...]
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Eletromobilidade
Publicado em 19 dezembro 2024Tarcísio promulga lei que amplia isenção de IPVA para ônibus e caminhões a hidrogênio e gás natural no estado de São Paulo ALEXANDRE PELEGI O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a Lei nº 18.065, que altera a legislação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado. A nova lei amplia a isenção do imposto para veículos movidos a [...]ver notícia -
USP inaugura em São Paulo primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do etanol do mundo
Publicado em 08 novembro 2024Estação terá capacidade inicial de produção de 4,5 kg de hidrogênio por hora e será utilizado para abastecer três ônibus urbanos que circulam pelo campus e um ônibus rodoviário com autonomia para 450 km A Universidade de São Paulo (USP) anunciou que nas próximas três semanas terá início a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do [...]ver notícia -
VÍDEO: EMTU e USP anunciam projeto-piloto de R$ 182 milhões com ônibus à hidrogênio a partir do etanol que já rodaram no ABC
Publicado em 10 agosto 2023A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a USP (Universidade de São Paulo) anunciaram nesta quinta-feira, 10 de agosto de 2023, o início de um projeto com ônibus movidos à hidrogênio e a construção de uma estação que, no primeiro semestre de 2024, terá a capacidade de produzir em torno de 5 kg do combustível por hora. O hidrogênio será obtido a partir do etanol. O projeto custa em torno [...]ver notícia -
COP26: Ferramenta que permite avaliação do impacto ambiental do transporte coletivo é destaque em Glasgow
Publicado em 12 novembro 2021Trancity, da empresa paulista Scipopulis, é utilizada em cidades da América Latina, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no Brasil e Santiago no Chile Mais uma solução para o setor de transportes foi destaque na COP26, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada em Glasgow, na Escócia. A solução é a Trancity, ferramenta que transforma bases de dados operacionais reais da rede de [...]ver notícia -
Trocar diesel por gás natural liquefeito permite economia de até 60% em São Paulo
Publicado em 20 abril 2019A substituição do óleo diesel pelo gás natural liquefeito (GNL) no transporte de carga reduziria significativamente o custo do combustível e as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes no Estado de São Paulo. É o que mostra um estudo conduzido no Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), constituído pela FAPESP e pela Shell. Com sede na Escola Politécnica da Universidade de São [...]ver notícia -
Poluição afeta mais a quem anda de ônibus em São Paulo do que a usuários de automóveis, aponta estudo da USP
Publicado em 14 fevereiro 2019Projeto financiado pela Fapes mostra que concentrações de poluentes são mais altas dentro dos ônibus que em outros modos de transportesver notícia -
Estudo diz que trocar etanol por gasolina pode ser pior para a saúde e o meio ambiente em alguns aspectos
Publicado em 18 julho 2017Pesquisa feita em São Paulo mostrou que quando se usa mais etanol do que gasolina tem-se uma diminuição das nanopartículas, causadoras de problemas respiratórios e cardiovascularesver notícia -
Apesar de avanços, emissões por veículos a diesel preocupam na Grande São Paulo
Publicado em 16 junho 2017Estudo mostra que demora para implantação do Euro V pode ter custado milhares de vidas e alerta que atraso não pode ocorrer com Euro VIver notícia -
Semáforos de SP penalizam população idosa
Publicado em 04 maio 2017Tempo de travessia não é suficiente para idosos atravessarem com calma e segurança - Conexão Planeta. Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP mostra que a velocidade de travessia de pedestres utilizada para definir tempo semafórico na capital é rápida demais para idosos, maiores vítimas do trânsitover notícia