Notícia

Planeta Universitário

Dialogues contemporains sur la question agraire et lagriculture familiale au Brésil et en France

Publicado em 05 abril 2013

Pós-doutorandos na França, em conjunto com o Institut des Sciences et Technologies - Systèmes Agraires et Développement Rural (AgroParisTech) e o Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (Ladyss/Université Paris 10), organizam neste mês o seminário franco-brasileiro “Dialogues contemporains sur la question agraire et l´agriculture familiale au Brésil et em France”(“Diálogos Contemporâneos acerca da Questão Agrária e Agricultura Familiar no Brasil e na França”). O seminário ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril na AgroParisTech, em Paris, e será transmitido por webconferência.

Segundo a professora Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o objetivo do evento é aprofundar a discussão de uma série de questões relacionadas ao sistema agrário brasileiro e francês, em especial no que diz respeito à agricultura familiar/camponesa, à reforma agrária e à política agrícola.

“O seminário tem ainda a finalidade de promover contatos e parcerias entre instituições francesas e brasileiras com o intuito de desenvolver atividades de pesquisa, de intercâmbio e de cooperação científica”, disse Bergamasco.

Bergamasco será uma das participantes do painel “Embates atuais sobre a questão fundiária e a Reforma Agrária no Brasil e na França”, que contará ainda com o antropólogo Éric Sabourin, do centro de pesquisa francês Cirad (Centre de coopération internationale em recherche agronomique pour le développement); com Leonilde Sérvolo Medeiros, professora do curso de pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Paulo Moruzzi Marques, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP); e da socióloga Yannick Sencébé, do centro de pesquisa Inra, de Dijon, na França.

No total, o seminário contará com cinco painéis e uma mesa-redonda. A abertura será feita pelo pesquisador Jean-Paul Billaud, do Ladyss, e pelo economista e geógrafo Hubert Cochet, professor da AgroParisTech.

A inscrição deve ser feita pelo e-mail seminário.br.fr@gmail.com.

Mais informações: https://www.agroparistech.fr/+Seminaire-franco-bresilien+.html.

Fonte: Agência FAPESP