Notícia

Revista Amazônia

Diálogos sobre a Intervenção Precoce: Brasil/Portugal e I Conferência Regional de Cuidados Integralizados para a Primeira Infância

Publicado em 05 maio 2017

Agência FAPESP – O evento Diálogos sobre a Intervenção Precoce: Brasil/Portugal será realizado no dia 11 de maio de 2017 no Auditório do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O objetivo é discutir as pesquisas realizadas sobre a temática da intervenção precoce nos programas de pós-graduação e as possibilidades de parcerias institucionais.

O evento é realizado no âmbito do projeto de pesquisa “Monitoramento do desenvolvimento infantil à luz do modelo de construção de capacidades centrado na família”, coordenado pela professora Patrícia Carla de Souza Della Barba, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCar, apoiado pela FAPESP e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

No dia seguinte, ocorrerá a I Conferência Regional de Cuidados Integralizados para a Primeira Infância, destinada a gestores e equipes de seis municípios da região de São Carlos onde está sendo desenvolvido o projeto de pesquisa.

Os eventos contarão com a presença da professora Ana Maria Serrano, da Universidade do Minho (Portugal), que fará parte da terceira etapa do projeto. Serrano falará no primeiro evento sobre “A intervenção precoce em Portugal e na Europa: contribuições para a realidade brasileira” e, no segundo, sobre “A intervenção precoce em Portugal: propostas para a prática centrada na família”.

“Modelos e práticas de intervenção precoce no Brasil: Perspectiva a partir de uma revisão sistemática integrativa”, por Bruna Marini (UFSCar), “Monitoramento do desenvolvimento infantil à luz do modelo de construção de capacidades centrado na família”, por Patrícia Della Barba, e “Adaptação transcultural e validação do Family Needs Assessment (FNA) para o Brasil: contribuições para a intervenção precoce”, por Ana Célia Nunes (Unifesp), serão outros temas apresentados.

Mais informações: patriciadellabarba@yahoo.com.br.

Agência FAPESP