Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Diálogo será a marca da gestão, diz Pansera a representantes da comunidade científica

Publicado em 24 novembro 2015

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, participou, nesta terça-feira (24), de reunião ampliada com presidentes e diretores de instituições ligadas ao MCTI, reitores de universidades públicas e pesquisadores. No encontro, na Universidade de São Paulo (USP), ele ressaltou que a principal marca de sua gestão à frente do Ministério será estabelecer uma profunda interlocução entre os setores ligados à área e o Governo Federal.

"Minha marca será a da conversa com o setor científico e produtivo. Vamos ouvir aqueles que produzem conhecimento, que sabem onde estão os melhores laboratórios, as melhores inteligências e também aglutinar os institutos e pesquisadores em torno ideias estratégicas para o País", disse Pansera.

O ministro falou sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015, que trata da mudança na legislação referente à pesquisa. O texto tem votação prevista para esta quarta (25) no Senado Federal e, se aprovado, seguirá para a sanção da presidente Dilma. "É uma legislação moderna – uma reivindicação do setor –, que projeta o futuro do conhecimento no País", defendeu.

O presidente da  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Wanderley de Souza, que também participou da reunião, trouxe uma perspectiva otimista aos participantes do encontro. De acordo com Souza, "o banco tem recursos para empréstimos, para aplicar bem".

Também compuseram a mesa os reitores da USP, Marco Antonio Zago, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Julio Cezar Durigan; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Hernan Chaimovich ; o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz; o professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da USP Erney Plessman de Camargo; e o chefe do gabinete do MCTI, Carlos Azevedo.

Aproximação

Durante o encontro, a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Soubhi Smaili, falou sobre a necessidade da aproximação entre as universidades e o MCTI. "Ele se mostrou bastante aberto em continuarmos conversando. Vamos dar sequência ao trabalho para que isso se torne cada vez mais concreto", comentou. A presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, também elogiou a iniciativa de realizar o encontro com a comunidade científica.

A agenda de Celso Pansera na capital paulista incluiu, ainda, reunião com o vice-governador Márcio França, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. "Tivemos um excelente encontro, no qual tratamos de parceria para a produção de equipamentos e conteúdo de ensino técnico e EaD [educação a distância]", conta. Os presidentes do CNPq e da Finep acompanharam o titular do MCTI no compromisso.

 

Texto alterado em 25/11/2015 para acréscimo de informação.

Fonte: MCTI