Notícia

Hoje em Dia

Diadema oferece centro com acervo sobre droga psicoativa

Publicado em 13 dezembro 2006

A população de Diadema já conta o Centro Brasileiro de Informações - sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), que fica na rua Carmine Flauto, 87, e tem como coordenador o professor-doutor Elisaldo - Luiz de Araújo Carlini & trabalho no município,- neste primeiro momento, pressupõe a realização de um ciclo de palestras envolvendo os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da sociedade.
O Centro também disponitibilizará ao público um vasto acervo de pesquisas e sua biblioteca. O Cebrid é reconhecido por ter o maior acervo da América Latina para consulta sobre o tema drogas psicoativas, aquelas que interferem no sistema cerebral, e desponta como um dos maiores centros de pesquisa do continente. Criado na década de 70, ligado ao Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é um espaço destinado ao estudo sobre drogas e à formação de quadros técnicos.
Para tanto, possui uma equipe composta de especialistas nas áreas de medicina, sociologia, farmácia-bioquímica, psicologia biologia. Estes profissionais também atuam nas atividades didáticas de graduação e pós-graduação da Unifesp. Os serviços prestados fizeram com que fosse reconhecido como Centro de Excelência pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e como Centro Colaborador pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os técnicos da entidade desenvolvem cursos e reuniões científicas, publicam livros e boletins e realizam trabalhos com estudantes e juventude. O Cebrid mantém também um Banco de trabalhos científicos brasileiros - sobre o uso abusivo de drogas, com mais de 3,6 mil títulos. Em 2002, o Cebrid preparou estudo sobre o uso e abuso de medicação que causam dependência.

Flora
Suas pesquisas mais recentes abordam aspectos da utilização de plantas medicinais brasileiras. Como resultado, espera se a descoberta de agentes terapêuticos extraidos da flora nacional.
Isto poderá reverter em ganhos nas áreas econômica e terapêutica Orgãos como OMS, Organização das Nações Unidas (ONU), União Européia, Embaixada dos Estados Unidos, CNPq, FAPESP, Ministério da Saúde, entre outros, contribuem com recursos para o centro.
A Secretaria Municipal de Saúde de Diadema possui técnicos especializados e equipamentos para atendimento à comunidade nas áreas de saúde mental e dependência química. A política municipal centra-se, entre outros aspectos, na inclusão e integração do usuário à família e à comunidade. Programas como os de terapia comunitária, atendimentos psicológicos e redução de danos recebem suporte dos serviços prestados no ambulatório psiquiátrico - do Centro de Atenção Psicossocial Fernando Ramos Álcool e Drogas, Pronto Socorro Central e Ambulatório Psiquiátrico Infantil.