Notícia

Monitor Mercantil

Diabetes : 2 x mais no Brasil

Publicado em 17 novembro 2020

Por Marcos de Oliveira

Estudo desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) revelou que o Brasil tem o dobro da prevalência de diabetes (diagnosticado e não diagnosticado) em pessoas acima dos 50 anos em comparação com a Inglaterra. A pesquisa utilizou uma amostra representativa de ingleses e brasileiros entre 2012 e 2015.

O trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica conduzido pela gerontóloga Eilane Souza Marques dos Santos e pela fisioterapeuta Roberta de Oliveira Máximo, sob orientação de Tiago da Silva Alexandre, com apoio da Fapesp. A pesquisa foi publicada na Public Health Nutrition (bit. ly/3pcecS70).

O projeto contou com 5.301 participantes do English Longitudinal Study of Ageing (Elsa) em 2012 e 1.595 participantes do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi) em 2015. Em números, a prevalência de pré-diabetes, diabetes não diagnosticado e diabetes diagnosticado foi de respectivamente 48,6%, 3% e 9,6% na Inglaterra. No Brasil, os percentuais foram de 33%, 6% e 20%.

“O fato de o Brasil concentrar o maior número de pessoas com diabetes, diagnosticado ou não, pode ser devido a mudanças de hábitos de vida e ao elevado consumo de alimentos com baixa qualidade nutricional e de alto valor energético, uma vez que o diabetes teve forte associação com o sedentarismo e com a obesidade ”, avalia Tiago Alexandre.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UFSCar Campus Araras SnifBrasil São Carlos Agora SnifDoctor