Notícia

A Rádio Rock 89,1 FM

Dia Nacional da Ciência: UNICAMP lança animação que aborda rock e cientistas

Publicado em 08 julho 2021

Dia 08 de julho é considerado o Dia Nacional da Ciência e Dia do Pesquisador, em referência à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico, desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Ciência, educação e cultura estão juntas no projeto AnimaFísica, que busca divulgar conceitos da Física de Partículas para o público geral, não especializado, através do uso de desenhos animados, estimulando estudantes, professores e interessados em novas descobertas.

O projeto de divulgação científica reúne pesquisadores e estudantes do Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’ da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas/SP. “Falar de Física por meio de animações foi o ponto de partida. Além de dois curtas-metragens, obras de Maurício Squarisi, reunimos um grupo de alunos de graduação que preparou uma série de vídeos explicando os conteúdos mais específicos mencionados nos filmes, um podcast e estamos finalizando um e-book. Todo o material é aberto, disponível no nosso site, acessível para estudantes, professores que queiram usar os conteúdos em aula, e a qualquer pessoa que goste do tema”, convida Marcelo Guzzo, idealizador do projeto e Professor Titular do Instituto de Física da UNICAMP.

O curta-metragem Raios Cósmicos, a segunda animação do AnimaFísica, acaba de estrear no site e no canal do Youtube do projeto. Com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do DRCC (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia) da Unicamp, o filme acompanha um diálogo entre a jovem Mari e seu pai, o professor Pedro, que conhecem o novo álbum da banda de rock favorita da garota. Com muita música, o filme destaca também a importância do trabalho de cientistas como o brasileiro Cesar Lattes e Gleb Wataghin, que dá nome ao Instituto de Física da Unicamp.

Os personagens Mari e Pedro surgiram pela primeira vez no curta “Quarks & Léptons, lançado em outubro de 2019, que apresenta a visão atual do modelo atômico, conteúdo que faz parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A animação também está disponível para visualização no Youtube (AQUI).

À frente das animações está o cineasta Maurício Squarisi, que trabalha há mais de 40 anos com cinema de animação e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de seu fundador, Wilson Lazaretti. Em atividade desde 1975, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. Com mais de 300 filmes produzidos, entre obras próprias e produzidas nas mais de 2500 oficinas de animação ministradas, o Núcleo tem dois longas-metragens lançados e é um dos mais longevos e atuantes polos de produção no segmento no país.

Quem quiser acessar todos os conteúdos do projeto AnimaFísica, pode conhecer o site www.animafisica.com.br, ou seguir o projeto pelas redes sociais.