Notícia

Embrapa

Dia Mundial do Livro na Embrapa Meio Ambiente

Publicado em 29 abril 2011

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a equipe da Biblioteca da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) organizou em 28 de abril um café da manhã para os empregados da Unidade e apresentou os títulos adquiridos por meio do projeto FAP-Livros.

O Programa FAP-Livros (6ª. edição) é um edital da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem como objetivo apoiar a aquisição de livros, e-books e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica. As publicações visam atualizar os acervos das bibliotecas vinculadas a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

Foram expostos os primeiros 293 títulos de um total de 422 livros contemplados com os recursos do FAP-Livros, projeto cuja assinatura foi gentilmente cedida pela pesquisadora Raquel Ghini. A indicação dos títulos foi feita pelos empregados da Unidade e a compra efetuada pela bibliotecária Maria de Cleófas F. Alencar.

Ela explica que "os títulos solicitados na proposta deste edital devem estar associados às linhas de pesquisa dos pesquisadores que tiveram projetos de pesquisa financiados pela Fapesp nos últimos cinco anos (2003 a 2009). A Fapesp exige que um desses pesquisadores avalizadores coordene o programa e pesquisadora Raquel Ghini, gentilmente, assinou a proposta da Biblioteca".

Durante o evento, o bibliotecário Victor Paulo M. Simão apresentou a lista dos e-books (1.158 títulos) também comprados com recursos do projeto, além dos novos serviços de informação - Sabiia e Alice - e a Infoteca-e - criados pelo Sistema Embrapa de Bibliotecas - SEB.

Simão explica que a equipe da Biblioteca da Embrapa Meio Ambiente mantém, sistematicamente, uma lista de títulos que os usuários solicitam e, para o FAP-Livros, vários pesquisadores e analistas da Unidade auxiliaram a equipe na seleção dos títulos.

De acordo com Simão, "os sistemas Alice e Sabiia, bem como Infoteca-e, foram criados com o propósito de facilitar o fluxo de informações técnico-científicas na Embrapa e cada um tem seu papel e abrangência próprios".

Infoteca-e é um repositório institucional de publicações eletrônicas de caráter tecnológico produzidas pela Embrapa (séries Documentos, Boletim de Pesquisa, livros, programa Prosa Rural, sistemas de produção etc.). O serviço reúne coleções de todas as unidades da Embrapa, totalizando atualmente 11.557 publicações com o texto integral.

Alice - Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa - é um serviço semelhante à Infoteca-e, mas que reúne, organiza e dissemina conteúdos de caráter científico resultados da pesquisa agropecuária na Embrapa.

Diferentemente do Alice e da Infoteca-e, o Sabiia - Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura - reúne, organiza e dissemina publicações em texto integral não só da Embrapa, mas principalmente de instituições externas, nacionais e estrangeiras, que têm como temas assuntos relacionados ao meio agropecuário. A interface do Sabiia tem hoje disponíveis mais de 193.780 documentos, indexados em 101 provedores de dados, entre os quais os periódicos Acta Botânica Brasílica, Acta Scientiarum, Acta Sociológica Argentina, Ecology and Society, bem como o Repositório Alice e a revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), ambos da Embrapa. "O Sabiia possui um mecanismo automático que percorre atualmente 115 sites (ou provedores de dados/publicações), com periodicidade semanal, atualizando e acrescentando novas publicações aos registros existentes", acrescenta Simão.

Acesso aberto à informação científica

Os provedores de dados podem ser páginas de revistas eletrônicas ou repositórios digitais de universidades ou instituições de pesquisa. "A intenção dos coordenadores do projeto Acesso Aberto à Informação Científica na Embrapa, do qual o Sabiia é um dos produtos, é que pesquisadores, analistas e assistentes contribuam na indicação de novos provedores de dados e ampliem significativamente o universo de publicações do serviço", diz ele. Esta indicação pode ser feita à Biblioteca, que providenciará sua inclusão no site.

O projeto Acesso Aberto está vinculado ao projeto de Gestão da Informação Técnico-Científica da Embrapa (Ainfo), bem como do trabalho da Comissão Permanente do Ainfo (CP-Ainfo), no âmbito do SEB coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). O desenvolvimento do sistema ficou a cargo da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade parceira da Embrapa Informação Tecnológica também no desenvolvimento da Infoteca-e e do Repositório Alice.

Os três sistemas foram construídos integralmente com softwares livres (jOAI - Digital Library for Earth System Education e Solr - The Apache Software Foundation), e estão disponíveis para acesso de toda a sociedade.

Com informações da Embrapa Informação Tecnológica.

Eliana Lima, MTb. 22047

Embrapa Meio Ambiente

elima@cnpma.embrapa.br

(19) 3311.2748