Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento tem concurso

Publicado em 05 maio 2009

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a União Europeia (UE), abriu inscrições para o concurso de trabalhos e desenhos em homenagem ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, a se realizar no dia 10 de novembro.

Segundo o MCT, o concurso objetiva incentivar o debate sobre os impactos da pesquisa para a sustentabilidade do planeta, contribuir para a iniciação científica entre os estudantes do ensino médio e premiar os melhores trabalhos que demonstrem entendimento da importância do desenvolvimento científico e tecnológico.

Podem participar professores orientadores e estudantes de ensino médio matriculados em escolas da rede pública e privada, além das integradas ao ensino especial e profissionalizante. O tema para a realização de trabalhos escritos e desenhos é “Nossa Presença no Cosmo”. O prazo para o envio é até o dia 24 de agosto.

O participante pode escolher um dentre os quatro subtemas: “Astronomia e bioastronomia”; “O homem e o espaço – de Galileu aos dias atuais”; “O papel da astronomia na cultura e na sociedade”; e “Ciência e tecnologia espaciais para a melhoria de vida da sociedade”.

Os três melhores trabalhos em cada categoria – redação e obra artística – serão premiados com visitas a instituições de ensino e pesquisa em território nacional. Todos os dez primeiros colocados ganharão uma coleção de publicações na área de ciência, publicação do trabalho em um livro e certificado de participação.

Os prêmios serão entregues no dia 10 de novembro, Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. Na data será lançado o livro comemorativo com os melhores trabalhos recebidos.

Os trabalhos escritos e os desenhos podem ser entregues pessoalmente, postados pelo correio ou encaminhados para o email cienciaparatodos@unesco.org.br.

Mais informações: www.brasilia.unesco.org.

(Agência Fapesp)