Notícia

Razões para Acreditar

Dia Internacional da Mulher: relembre 15 histórias protagonizadas por mulheres para se inspirar

Publicado em 08 março 2021

Por Daniel Froes

Neste Dia Internacional da Mulher, relembramos algumas histórias de mulheres extraordinárias que foram notícia aqui no Razões para Acreditar. Guerreiras de diferentes gerações, áreas de atuação e lugares, para se inspirar e se emocionar.

#1 Aos 21 anos, ela tem a própria empresa de polimentos em Rondônia e lidera equipe de homens

Andressa Silva de Souza, de 21 anos, nos ajuda a quebrar um monte de paradigmas. De Rondônia, ela é uma das melhores em polir caminhões. Arrasa no trabalho pesado que exerce com muita dedicação e, apesar de tão jovem, já comanda uma equipe quase toda formada por homens. Pode causar estranheza que uma mulher faça um trabalho tão duro num ambiente convencionalmente ocupado por homens, mas para Andressa, é motivo de muito orgulho.

Foto: divulgação #2 Mineira capacita mecânicas e cria selo para oficinas ‘amiga das mulheres’

Também atuante no universo dos autos, Barbara Brier, de Belo Horizonte (MG), oferece cursos de mecânica automotiva para mulheres. Além disso, criou o selo de Oficina Amiga da Mulher. Após um treinamento, Barbara certifica que a oficina está apta para atender suas clientes com respeito e transparência.

Foto: divulgação #3 Marceneira cria app que conecta mulheres a trabalhadoras que oferecem mão de obra segura

Fernanda Voltan criou um app que conecta mulheres que oferecem serviços de mão de obra a mulheres que necessitam desses serviços. Um dos objetivos do Severinas é levar segurança a mulheres que não se sentem confortáveis colocando um homem estranho dentro de casa para realizar determinado serviço. Mais de 4,5 milhões de brasileiras moram sozinhas.

Isso que é o poder! Priscila Santos é dona e proprietária de uma empresa de guinchos que fatura R$ 9 milhões por ano e gera 120 empregos. Ela conta com uma frota de mais de 50 caminhões-guincho e realiza de dois a quatro leilões de veículos por mês. A empresária diz gostar de incentivar outras mulheres a investirem em seus sonhos. Sua meta para 2021 está muito bem traçada: crescer 45% e ter lojas em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

Ana Ramkrapes é a primeira mulher técnica da seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas. Ela assumiu a equipe em 2016 e fez a equipe saltar de 19º para 9º lugar no ranking mundial. A treinadora abriu caminho para que outras mulheres também comandassem times da modalidade no país.

Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB #6 Cientistas brasileiras são as mais rápidas no mundo a sequenciar genoma do coronavírus

Duas brasileiras lideraram o trabalho que sequenciou o genoma do novo coronavírus em apenas 48h. Até então, a média no resto do mundo era de 15 dias. Jaquele Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da Fapesp, e Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP e coordenadora do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), encheram os brasileiros de orgulho!

Hanny é de Campina Grande (PB). Ela se encantou com as cervejas artesanais em 2017, depois de provar umas amostras de teste de uma cervejaria de Curitiba (PR). A partir daí, engenheira química começou a buscar uma oportunidade para trabalhar na área, porém não conseguiu espaço. Não se contentou com o “não” abrindo a própria cervejaria e provou que cerveja também é coisa de mulher.

Em 2020, a economista nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala tornou-se a primeira mulher a chefiar a Organização Mundial do Comércio (OMC), nos 25 anos de existência da instituição. A escolha de uma figura feminina para o cargo veio como uma grande alegria aos que defendem a participação da mulher em grandes posições. Não é pouco ser a primeira mulher a comandar uma instituição como a OMC, ainda mais sendo negra e africana.

A bióloga Neiva Guedes dedicou mais da metade de sua vida para salvar a arara-azul-grande da extinção, um dos símbolos do Pantanal. Por meio do Instituto Arara Azul, ela foi uma das grandes responsáveis pela retirada da espécie Anodorhynchus hyacinthinus da lista de animais ameaçadas de extinção.

Mulheres indígenas estão liderando a regeneração de uma área importante da Amazônia equatoriana. Em parceria com a ONG Tree Planted, Associação de Mulheres Sapara plantou 150 mil árvores nativas! Ao mesmo tempo que ajuda a regenerar a floresta, o plantio empodera as mulheres Sapara como líderes em suas comunidades.

Guacira Jovencio Monteiro de Oliveira tem verdadeira paixão pela inclusão e é a responsável pela contratação de pessoas com deficiência para os restaurantes do McDonald’s, no estado do Rio de Janeiro. Já Débora lidera o time que opera o icônico Méqui 1000, o mais movimentado da rede no país. Inspiradoras, mostram que obstáculos existem para serem superados e que as mulheres podem tudo.

Patrícia Dias viveu em um relacionamento abusivo por 20 anos. Com a autoestima baixa, abandonou cuidados com a sua saúde. Felizmente, recuperou o controle de sua vida e rapidamente iniciou o tratamento contra o câncer de mama, empoderando-se para contar sua história e inspirar outras mulheres.

Dizem que em coração de mãe sempre cabe mais um. Pois a Arely Vieira é uma prova disso. Mãe de duas crianças com autismo, ela adotou um anjinho que nasceu prematuro e teve sequelas por negligência médica. “Eu acredito no potencial de cada criança, que com estímulos diários ela vai desenvolver, ter mais autonomia, independência. Eu acredito na criança, acredito que segurando suas mãos ela vai longe, que podemos conquistar muito além”, diz a mãe.

Após serem humilhadas, Cida e Ângela criaram cursos gratuitos para profissionalizar mães que estão desempregadas, retribuindo toda a ajuda que receberam por meio de vaquinhas da VOAA. Um gesto que define perfeitamente a palavra sororidade!

As gerações de mulheres incríveis se renovam e Érika certamente faz parte dessa renovação! Aos 12 anos, ela criou uma escolinha em uma ocupação no município de Coelho Neto (MA), após perceber que as outras crianças da comunidade estavam tristes devido à suspensão das aulas presenciais na escola em que frequentam por conta da pandemia do novo coronavírus.

Demais relembrar essas histórias no Dia Internacional da Mulher e ver quanta mulher incrível já passou por aqui em todos os dias do ano!

Frases para dizer a uma mulher

Não sabe o que dizer para a mulher da sua vida nesta data tão especial? Separamos algumas para te inspirar!

Não há força mais poderosa do que uma mulher determinada a subir.

Nunca tenha vergonha de uma cicatriz. Significa simplesmente que você foi mais forte do que qualquer coisa que tentou te machucar.

Uma mulher forte também pode ser vulnerável. Só porque há uma rachadura em sua armadura, não duvide de sua força por um momento.

O tempo passa e você se fortalece. Se algo der errado você se reinventa e recomeça, quantas vezes preciso for, porque você é mulher e de ti emana poder e coragem.

Lugar de mulher é onde ela quiser!