Notícia

Conib - Confederação Israelita do Brasil

Dia da Imigração Judaica será celebrado em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Publicado em 16 março 2011


O Dia da Imigração Judaica homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira. A celebração, no dia 18 de março, foi criada por um projeto de lei do então deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), sancionado em 2009 pelo então presidente em exercício, José Alencar.

No Rio de Janeiro, a Federação Israelita (Fierj) e a Associação Religiosa Israelita (ARI) farão uma cerimônia especial de Shabat, no dia 18, às 18h30, na sinagoga da ARI, com a presença de Marcelo Itagiba. Em Porto Alegre, na mesma data, será organizada pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) uma homenagem ao ministro Ari Pargendler, presidente do Superior Tribunal de Justiça, às 19h30, na Sinagoga Centro Israelita Porto Alegrense, e a Henry Chmelnitsky, ex-presidente da Firs, às 11 horas, no auditório da entidade.

Em São Paulo, será aberta em 19 de março, às 18h30, no clube A Hebraica, a exposição "Imigração Judaica - Cronologia e Origens", que conta a história da imigração judaica para a capital paulista. São apresentadas as características e as singularidades de cada onda migratória, a situação dos judeus no país de origem, a organização da vida comunal e as contribuições à cultura de São Paulo e do Brasil. A mostra é organizada pelo Arquivo Histórico Judaico Brasileiro e tem o apoio da Conib, da Federação Israelita do Estado de São Paulo e da Hebraica. Marcelo Itagiba também estará presente neste evento. A exibição foi destacada nos sites
Agência FAPESP, Rede HistóricaPlaneta UniversitárioBatelli Unique StylePletz.

A data de 18 de março marca o dia da reinauguração, em 2002 no Recife, da Sinagoga Kahal Kadosh Zur Israel (Santa Comunidade Rochedo de Israel), a primeira das Américas.