Notícia

Jornal Brasil

Dez projetos são selecionados em acordo com consórcio do Canadá

Publicado em 23 outubro 2013

A FAPESP e o Consortium of Alberta, Laval, Dalhousie and Ottawa Universities (Caldo), grupo que reúne quatro das principais universidades do Canadá, anunciaram nesta segunda-feira (21/10) o resultado da primeira chamada de propostas para pesquisa conjunta entre universidades localizadas no Estado de São Paulo e as quatro integrantes do consórcio canadense.

O anúncio do resultado da chamada de propostas foi feito na sede da FAPESP, em São Paulo, durante visita da delegação da Província da Nova Escócia, liderada pelo governador (premiê) Darrell Dexter, com a presença do cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Stephane Larue, e de representantes das universidades.

Foram selecionadas dez propostas de pesquisa nas áreas de Química, Bioquímica, Biofísica, Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Metalurgia.

Todos os projetos serão desenvolvidos em conjunto por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com seus colegas das quatro universidades no Canadá.

A chamada pública para a apresentação de propostas foi lançada em abril deste ano, com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa envolvendo o intercâmbio e a cooperação científica e acadêmica entre pesquisadores dos dois países, em todas as áreas de conhecimento.

A duração máxima de cada projeto selecionado será de 24 meses, com possibilidade de intercâmbio entre os pesquisadores, conforme previsto no acordo de cooperação em vigor entre a FAPESP e o consórcio Caldo, assinado pelas instituições em abril de 2012.

Para o desenvolvimento dos projetos, a FAPESP desembolsará o equivalente em reais a até 12.500 dólares canadenses para cada proposta paulista selecionada. O mesmo valor será destinado pelo consórcio Caldo para cada uma das propostas canadenses parceiras. Esses valores cobrirão despesas de mobilidade e outras relacionadas à pesquisa, durante dois anos.

O resultado da chamada de propostas, incluindo a relação dos projetos selecionados, pode ser conferido em: www.fapesp.br/8220

Fonte: Agência FAPESP