Notícia

Nh Tv

Devo me preocupar com o coronavírus? Drauzio Varella responde

Publicado em 04 março 2020

Neste primeiro vídeo, o médico Dráuzio Varella nos explica os sintomas e as características do coronavírus. Já no segundo vídeo, mais atual, o médico nos fala sobre as implicações da chegada do vídeo ao Brasil.

Para o médico, “não há razão para preocupação excessiva. Comprar máscara e álcool em gel para estocar em casa pode fazer faltar para quem mais precisa. ”

Vídeo 1

Vídeo 2

 

 

Quem é Drauzio Varella? Conheça a sua biografia

Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

Foi um dos pioneiros no tratamento da aids, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à aids, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo.

Na Rede Globo, dr. Drauzio participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.

Na Amazônia, região do baixo rio Negro, Drauzio Varella dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. Esse projeto, apoiado pela FAPESP, é realizado nos laboratórios da UNIP (Universidade Paulista) em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Revista Pazes