A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está sendo investigada pela Polícia Civil devido à suspeita de desvio de verbas destinadas a pesquisas. A ex-funcionária da universidade, Ligiane Marinho de Ávila, é suspeita de ter desviado verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A Fapesp entende que os professores da Unicamp também têm a responsabilidade de monitorar o uso dos recursos uma vez que as verbas foram concedidas pessoalmente a eles. Por isso, está cobrando deles o ressarcimento aos cofres públicos. Os professores do Instituto de Biologia da Unicamp entraram com ações na Justiça alegando que a responsabilidade pelo reembolso é da Unicamp.
Os juízes da 1ª Vara da Fazenda Pública concederam liminar aos pesquisadores suspendendo a obrigatoriedade dos reembolsos até o fim das investigações. Já os juízes da 3ª e 4ª Varas da Fazenda Pública negaram os pedidos de liminar dos pesquisadores e autorizaram a cobrança dos valores desviados.
A defesa dos professores afirmou que eles foram notificados a devolver os valores desviados "sob pena de bloqueio dos projetos em andamento". Eles argumentam que isso afetaria as pesquisas em desenvolvimento no IB e bloquearia a bolsa dos estudantes pesquisadores.
A Unicamp se limitou a dizer que "os fatos estão sendo objeto de apuração final, de forma criteriosa, em Sindicância Administrativa". E que "adotará todas as providências que se mostrarem cabíveis após sua conclusão".
A defesa de Ligiane informou que teve "ciência sobre o inquérito policial em maio, mas não foi notificada para apresentar sua versão, e que a defesa "compareceu a delegacia para agendar seu depoimento, porém até o presente momento não fora marcada".
Segundo a Fapesp, os R$ 5 milhões saíram de 75 destinações de verbas a 36 pesquisadores do IB diretamente para a ex-funcionária. O trabalho de auditoria ainda não foi concluído pela Fapesp.
Ligiane viajou para o exterior e a investigação sobre os desvios na Unicamp correm no 7º Distrito Policial de Campinas. O delegado responsável pelo caso já ouviu três suspeitos e realiza diligências na cidade.
Ver notícia completa...