Notícia

Folha Universitária

Destino Acadêmico

Publicado em 30 março 2009

Por Fabiana Mello

Leandro Maciel conquistou recentemente uma bolsa da FAPESP para sua dissertação de mestrado, que consiste na história do audiovisual educativo brasileiro

Depois que o sorocabano Leandro Maciel, graduado em Administração e Licenciatura em Matemática, trabalhou na extinta TV Educativa no Rio de Janeiro, a atual TV Brasil, já sabia que seu destino seria acadêmico. A paixão pela pesquisa em telecursos com o viés matemático, nascida nesse emprego na televisão, o levou a demitir-se e deixar a cidade onde morava para correr atrás de um sonho: o mestrado em Educação Matemática na UNIBAN. Neste ano, no segundo semestre da Pós-Graduação, ele conquistou uma bolsa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para fomentar seus estudos.

"Larguei minha vida no Rio de Janeiro, peguei minha família e voltei para Sorocaba. Hoje moramos na casa de minha avó enquanto faço o mestrado no campus Marte da UNIBAN. Vou a São Paulo para a Pós às sextas e sábados, onde sou orientado pelo Prof. Wagner Valente, que me encorajou a correr atrás da bolsa de estudos que obtive com muito sucesso. Tudo valeu a pena", diz.

A dissertação de mestrado de Leandro consiste na vasta pesquisa em história do audiovisual educativo no Brasil, sobre a linha de pesquisa em Matemática. "O tema principal de meu trabalho é Tele-curso Supletivo A Conquista e o Ensino da Matemática: Pioneirismo em Tele-Educação. Esta é uma área pouco explorada. No país, praticamente eu é que pesquiso a história da telenovela educativa com a ênfase matemática", revela.

De acordo com o mestrando, o ensino pela televisão surgiu provavelmente na década de 60 no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Já o ensino à distância utilizando o áudio e vídeo começou na década de 20 do século passado. Em radiodifusão, surgiu em 1923 na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro com, um de seus fundadores, Edgar Roquette Pinto. Foi a primeira rádio oficialmente educativa do Brasil e que, em 1936, foi transformada na Rádio MEC, que existe até hoje", conta.

Para Leandro, que pensa em trabalhar na UNIBAN num futuro próximo, o resultado final é a recompensa. "A bolsa de estudos da Fapesp tem viabilizado minhas pesquisas, que é o que mais gosto de fazer. O orientador Wagner Valente tem me ajudado muito e me apoiado de maneira imprescindível. Cada vez que se descobre um documento histórico da área é uma vitória. Faz todo o esforço valer a pena para mim".