Notícia

Vivendo Bauru

Destaque à FONO da USP

Publicado em 16 junho 2015

As professoras da área de Voz do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, Kelly Silverio, Alcione G. Brasolotto e Lidia Teles participaram do 44th Annual Symposium: Care of the Professional Voice da The Voice Foundation, um dos mais importantes eventos internacionais da área. Aconteceu na Philadelphia, Estados Unidos.

As professoras apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Fonoaudiologia da faculdade bauruense, realizadas com o apoio de agências de fomento como Fapesp e CNPq. Um dos trabalhos apresentados pelas docentes: “Effect of TENS and Laryngeal Manual Therapy in the Larynx of Dysphonic Women: Clinical Trial” foi classificado entre os cinco melhores na categoria pôster. A aluna do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Larissa Donalonso Siqueira, também esteve presente para a apresentação deste trabalho no evento internacional.

A professora Lidia Teles teve dois trabalhos apresentados. “Levei um sobre a efetividade das oficinas de voz que oferecemos para os professores aqui na FOB-USP, em 2014, que foi desenvolvido juntamente com a aluna de graduação Mariana Ferreira Gonçalves e outro que foi fruto do trabalho de doutorado da minha orientanda Renata Furia Sanchez”.

A professora Kelly destaca que a pesquisa da discente de pós-graduação, nível doutorado: “The effect of Transcutaneous Electrical Nervous Stimulation on the voice therapy of the dysphonic women: control, randomized and double-blind: clinical trial”, sob sua orientação, foi escolhida entre duas vagas, para ser apresentada no 2015 New Investigator Research Forum que ocorreu no mesmo evento. “Uma apresentação oral, seguida de discussão sobre a pesquisa com renomados especialistas da área de voz e pareceristas da revista científica Journal of Voice”, informa a docente.

O 44th Annual Symposium: Care of the Professional Voice da The Voice Foundation foi realizado no período de 26 e 31 de maio de 2015.