Desenvolvimento sustentável será o tema do seminário regional que vai reunir, durante três dias, representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Intitulado "Desafios e Experiências do Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável". O evento será realizado nos dias 17,18 e 19 de novembro, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo do encontro é discutir uma proposta de desenvolvimento sustentável que enfrente os desafios da globalização e leve em consideração as particularidades locais. A proposta parte do princípio de que as mudanças provocadas pela globalização não são lineares nem se constituem apenas em desordem e esgotamento das nações e regiões periféricas.
Esse desenvolvimento, de acordo com os organizadores do evento, pressupõe enfrentar os desafios e buscar oportunidades que levem a padrões sociais e ambientais de vida mais harmoniosos e sustentáveis, e levem em conta as condições, peculiaridades e forças atuantes no plano local.
A abertura acontece no dia 17, no Anfiteatro da Uniara, às 19 horas, com a presença do prefeito Edinho Silva; do reitor da Uniara, Professor Luiz Felipe Cabral Mauro; do diretor da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp de Araraquara, José Antonio Segatto; e de Vera Lúcia Botta Ferrante, coordenadora do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Uniara.
Haverá ainda exposição de pósteres de projetos e pesquisas sobre o tema.
Na seqüência, às 19h30, o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco e professor da Universidade Federal de Recife, Pernambuco, Clóvis Cavalcanti, discutirá o tema "Caráter e Compromissos da Noção de Desenvolvimento Local Sustentável".
Nos dias 18 e 19, o evento prossegue com palestras e painéis.
(Marcia Martins)
Notícia
Tribuna Impressa