Notícia

Investidor Institucional online

Desenvolve SP prepara FIP de startups voltadas à administração pública

Publicado em 18 setembro 2015

A Desenvolve SP, agência de desenvolvimento ligada ao Governo do Estado de São Paulo, iniciou estudos para a estruturação de um fundo de investimento em participações (FIP) voltado às startups e empresas inovadoras que desenvolvam soluções para problemas e necessidades da administração pública. “A estruturação de um fundo de investimento em participações para startups e empresas inovadoras com foco em soluções para o governo, determinada pelo governador, vai incentivar a produção de tecnologia e inovação no serviço público, melhorando a prestação de serviços à sociedade”, disse Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, em comunicado.

 

 

O FIP, que ainda não tem um objetivo de captação, vai ser nos mesmos moldes do Fundo Inovação Paulista, também idealizado pela Desenvolve-SP, que investe em pequenas e médias empresas e startups da área de tecnologia, e que tem entre seus investidores Fapesp, Sebrae-SP, Finep e Banco de Desenvolvimento da América Latina. O Fundo Inovação Paulista é gerido pela SP Ventures Gestora de Recursos, e já investiu em oito empresas.

 

A estruturação do novo veículo foi anunciada durante o lançamento do programa Pitch.Gov.SP, que tem como intuito atrair iniciativas inovadoras para a solução de desafios na administração pública. Em uma parceria entre o Governo paulista e a Associação Brasileira de Startaups, o programa vai selecionar 15 startups que irão ajudar o poder público com demandas nas áreas da saúde, educação, e facilidades ao cidadão. As startups interessadas tem até o dia 18 de outubro para apresentar suas propostas.