KATMANDU, NEPAL - Arqueólogos descobriram o cômodo onde nasceu Buda, em um antigo templo no Sudoeste do Nepal, encerrando um debate internacional, disse o primeiro-ministro Sher Bahadur Deuba. Uma equipe de cientistas relatou ter encontrado relíquias arqueológicas cinco metros abaixo do templo Mayadevi, em Lumbini, a 350 quilômetros da capital Katmandu, que conferem com as descrições dos textos antigos.
"A descoberta prova que Buda nasceu neste lugar sagrado", afirmou Deuba. O local de seu nascimento era motivo de disputa e alguns especialistas argumentam que seria no norte da Índia. Arqueólogos do Nepal, Índia, Sri Lanka e Japão contaram que a descoberta foi feita há nove meses, mas que o governo do Nepal adiou o anúncio para consultar alguns especialistas.
Os pesquisadores encontraram uma pedra comemorativa sobre uma plataforma com sete camadas de tijolos, que data da era do Imperador Ashoka, que visitou Lumbini em 249 a.C.. O que está de acordo com o que diz a literatura budista sobre o nascimento de seu fundador. Textos antigos afirmam que Buda nasceu enquanto sua mãe Mayadevi viajava rumo a casa de seus pais, no Nepal.
Notícia
Jornal do Brasil