Notícia

Planeta Universitário

Descobertas científicas na era da eScience

Publicado em 01 novembro 2011

 

O Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI e a editora Oficina de Textos lançarão oficialmente, no dia 3 de novembro, o livro O quarto paradigma – descobertas científicas na era da eScience. Organizado por Tony Hey, vice-presidente corporativo da Microsoft Research Connections, Stewart Tansley, diretor da Microsoft Research Connections, e Kristin Tolle, diretora da Microsoft Research Connections Team’s Natural User Interactions,o livro apresenta pesquisas para a formulação do chamado “quarto paradigma” – uma nova metodologia de desenvolver ciência, baseada no uso intensivo de dados e na utilização de computação avançada para interpretar essas informações e criar conhecimento.

O evento será aberto às 10h por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. Em seguida, Roberto Marcondes Cesar Junior, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da área de ciência e engenharia da computação da FAPESP, fará uma palestra sobre a eScience no Brasil.

Encerrando a programação, Daniel Fay, diretor de Terra, Energia e Ambiente do Microsoft Research Connections, irá proferir uma palestra sobre “O quarto paradigma – o uso intensivo de dados e a computação avançada nas descobertas científicas”.

O evento será realizado em inglês, sem tradução simultânea para o português, no auditório da FAPESP, localizada na R. Pio XI, nº 1500, no Alto da Lapa, em São Paulo.

As inscrições devem ser feitas em www.fapesp.br/eventos/4paradigma/inscricoes.

Mais informações: www.fapesp.br/6625.

O quarto paradigma – descobertas científicas na era da eScience
Organizadores: Tony Hey, Stewart Tansley e Kristin Tolle
Lançamento: 2011
Mais informações: www.ofitexto.com.br/produto/o-quarto-paradigma.html

Agência FAPESP