Notícia

Jornal Primeira Hora online

Desafios científicos são temas de evento no ICMC (1 notícias)

Publicado em 14 de outubro de 2014

Por Escrito por  Redação

Unir as comunidades científicas das áreas de inteligência artificial e de banco de dados que compartilham o interesse em procurar conhecimentos novos e úteis em grandes conjuntos de dados, conhecidos como big data. Esse é o principal objetivo do II Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), evento que acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, nos próximos dias 20 e 21 de outubro.

 

O evento é parte da Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, a maior conferência sobre robótica e sistemas inteligentes já organizada no Brasil. Realizada em São Carlos de 18 a 23 de outubro, a Conferência congrega um total de 12 eventos e tem como público esperado três mil participantes.

 

"O II KDMiLe recebeu contribuições de pesquisadores e alunos brasileiros e estrangeiros que atuam em universidades, institutos de pesquisa e na indústria, nas áreas de ciência da computação, matemática, estatística, física, engenharias e em outros campos do conhecimento como biologia, administração pública e medicina, por exemplo", explica o coordenador de programa do evento, André de Carvalho, professor do ICMC. A meta é viabilizar um intercâmbio de ideias e experiências acadêmicas e empresariais e, principalmente, permitir a divulgação e apresentação dos resultados obtidos pelos diferentes grupos de pesquisa.

 

Segundo o professor, as atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicação relacionadas à extração de conhecimento de grandes bases de dados têm se tornado cada vez mais complexas e alcançado novos domínios de aplicação. Os especialistas estimam que a utilização do conhecimento derivado dos dados terá uma importância cada vez maior para a evolução das organizações em diferentes setores da sociedade.

 

Carvalho explica que, para unir as duas comunidades de pesquisadores, o evento surgiu com a proposta de, nos anos ímpares, ser realizado junto aos eventos da área de banco de dados; e, nos anos pares, junto aos eventos da área de inteligência artificial. Por isso, este ano, acontecerá juntamente com o Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) e o Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC).

 

As inscrições para o KDMILE podem ser realizadas pelo site (icmc.usp.br/e/57d64) ou no local do evento. As taxas de inscrição variam de R$ 450,00 (estudantes associados à Sociedade Brasileira de Computação ou à Sociedade Brasileira de Automática) a R$ 800,00 (pesquisadores não ligados às instituições). O evento acontece uma semana depois da terceira edição da escola de aprendizado de máquina e descoberta de conhecimento em base de dados (em inglês, Machine Learning and Knowledge Discovery in Databases, ou simplesmente MLKDD).

 

Sobre a JCRIS 2014 – Parte das comemorações dos 80 anos da USP, a Conferência é promovida conjuntamente pela USP em São Carlos – por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Centro de Robótica de São Carlos (CRob) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados (NAP-AMDA) – e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Departamento de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica.

 

A JCRIS conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automática e da Sociedade Brasileira de Computação, além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).