Notícia

Plantão News (MT)

'Desafio Gamer' propõe transformar em jogo o acervo e a história do Museu do Ipiranga

Publicado em 03 dezembro 2020

Por Fapesp

A oitava edição do Festival Games for Change América Latina será realizada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), em formato on-line, entre este sábado (05/12) e o próximo (12/12). A iniciativa abrange ao todo dez desafios. Um deles é o “Gamers do Ipiranga”, no qual os participantes serão convidados a criar jogos que utilizem o acervo, a arquitetura e a história do Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga.

Até três propostas vencedoras terão seu jogo desenvolvido ao longo de 2021, com lançamento previsto para o Dia da Independência (07/09/21). A participação não é restrita a desenvolvedores e programadores e, portanto, qualquer interessado pode participar. Os jogos, uma vez lançados, serão usados gratuitamente por escolas e instituições do ramo como ferramenta de ensino sobre o Museu do Ipiranga e a história do Brasil.

Os outros desafios são “Purposyum: Desafios da Justiça”, “PetsPlay – Direitos Animais”, “DarVoz@Museu da Pessoa”, “Preta Jam”, “Macunaíma Jam”, “Acessibilidades e Dependências”, “Biolab”, “Criptomoedas da Paz”, “Cidades Lúdicas” e “Peace Coin”. Os detalhes sobre eles estão disponíveis no site do evento.

O festival oferece telementorias, game jams, playtestes, feira de negócios inovadores em arte e tecnologia lúdicas, networking social e profissional, minicursos e uma etapa competitiva, o Pitch for Change, com premiações especiais.

As inscrições devem ser feitas pela página do evento e têm diferentes valores dependendo da atividade que a pessoa quiser participar.

Fapesp