Notícia

Jornalistas Livres

Deputado do NOVO aproveita coronavírus para defender mensalidade na USP

Publicado em 27 abril 2020

Por Lucas Martins

O deputado Daniel José (NOVO-SP), aproveitou a notícia de que pesquisadores da universidade produziram um respirador mais barato do que a maior parte das máquinas disponíveis, que pode atender as vítimas do coronavírus (COVID19), para defender cobranças de mensalidade na instituição pública.

Daniel, já falou que na rede estadual de ensino médio existem professores bêbados, faz parte do conselho consultivo da Universidade de São Paulo (USP) representando a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

O deputado que assumiu o cargo em 2019 e coloca como uma das principais defesas de seu mandato a educação. Desde que foi empossado ele tem defendido bandeiras de controle fiscal, como a reforma previdenciária estadual e reformas tributárias.

Em artigo que defende formas de “Modernizar Financiamento Da USP” ele defende “cobrança de mensalidades para quem tem condições de pagar” e “aproximação do setor privado dos departamentos de pesquisas”.

Em seu artigo não há definição do que seriam os critérios para definir o que é “condições de pagar”. A universidade já mantém relações com empresas privadas para financiar pesquisas que podem ser realizada por meio das faculdades, institutos e outros órgãos da Universidade, como a Agência USP de Inovação.

Os próprios respiradores que o deputado elogiou teve uma fase de testes realizados com parcerias entre a universidade, setores de pesquisa público e privado na FAPESP SHELL Research Centre for Gas Innovation.

Respiradores

O projeto, que já viralizou na internet, de respirador pulmonar chamado de “Inspire” [https://jornal.usp.br/ciencias/ventilador-pulmonar-emergencial-criado-por-engenheiros-da-usp-e-aprovado-nos-testes/] pode ser construído em algumas horas e tem a estimativa de custar R$1.000,00.

Ele já passou por testes e está sendo encaminhado para aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O dispositivo foi desenvolvido por alunos da Escola Politécnica (Poli).

O post Deputado do NOVO aproveita coronavírus para defender mensalidade na USP apareceu primeiro em Jornalistas Livres.

(Foto: )