Notícia

Nossa São Carlos

Departamento de Química da UFSCAR oferece duas bolsas de pós-doutorado

Publicado em 08 janeiro 2020

O Departamento de Química (DQ) da UFSCar está com inscrições abertas, até o dia 10 de janeiro, para seleção de dois bolsistas de pós-doutorado no âmbito do projeto temático “Estudos integrados para o controle de formigas cortadeiras” , vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os candidatos devem ter doutorado em Química Orgânica, Bioquímica, Biologia ou áreas afins, obtido há no máximo sete anos, e sem vínculo empregatício. O valor de cada bolsa é de R$ 7.373,10 mensais, além de reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa.

O principal objetivo do projeto temático é contribuir para o controle da atividade de formigas cortadeiras visando reduzir a sua ação como praga agrícola. Nesse contexto, cada bolsa de pesquisa tem uma meta específica: a) obtenção de produtos naturais, seus efeitos tóxicos sobre formigas cortadeiras, seu fungo simbionte, leveduras presentes no formigueiro, efeito de inibição de enzimas, em laboratório e no campo, incluindo compostos complexados com metais e microencapsulados, visando aumentar a atividade inseticida e fungicida, além de conhecer os mecanismos de ações e os seus sítios ativos; b) imobilizações de enzimas em fase sólida de cromatografia líquida de alta eficiência e construção de microeletrodo modificado com as enzimas (pectina esterase e xilanase de recombinantes de fungo simbionte e outras envolvidas nos mecanismos de ação inseticida) e expressão dessas enzimas a partir das formigas e seus microrganismos associados.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail enviado ao professor do DQ João Batista Fernandes, coordenador do projeto temático, no endereço djbf@ufscar.br , até 10 de janeiro. O candidato deve enviar carta de interesse, indicando uma opção de bolsa (a ou b), e currículo atualizado, incluindo os três trabalhos publicados mais significativos relacionados ao tema do projeto, além de carta de recomendação de dois profissionais da área. Todas as informações sobre a oportunidade devem ser conferidas no site da Fapesp .

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TN Petróleo online