Notícia

Rádio Sanca WEB TV

Departamento de Biologia do Campus Sorocaba da UFSCar oferece bolsa de pós

Publicado em 25 dezembro 2019

SOROCABA/SP – O Núcleo de Pesquisa em Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas (NuPECA), do Departamento de Biologia (DBio-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com inscrições abertas no processo seletivo para uma bolsa de pós-doutorado vinculada ao Projeto Temático “Interações abelha-agricultura: perspectivas para a utilização sustentável”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A pesquisa será desenvolvida no laboratório do NuPECA sob a supervisão de Elaine da Silva Zacarin, docente do DBio-So, com colaboração de Cláudia Inês da Silva, pesquisadora associada do projeto e doutora em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O candidato selecionado irá realizar bioensaios de toxicidade a agrotóxicos com abelhas solitárias adultas (gêneros Centris, Tetrapedia e Xylocopa) com a finalidade de avaliar os efeitos subletais de inseticidas e fungicidas nos órgãos dessas abelhas, por meio da análise dos biomarcadores celulares de citotoxidade, estresse e adaptação celular, bem como dos efeitos desses agrotóxicos no metabolismo energético das abelhas.

As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de fevereiro pelo e-mail elaine@ufscar.br, com cópia para projetos.leca@gmail.com, encaminhando a documentação exigida, conforme instruções no edital (http://bit.ly/2S8hjBM), onde também estão detalhados os requisitos para inscrição. O resultado será divulgado no período de 7 a 10 de fevereiro. O edital, com mais informações sobre o processo seletivo e valor da bolsa, pode ser conferido em http://bit.ly/2S8hjBM. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail de inscrição.