Departamento de Artes Cênicas da Unicamp realiza a Mostra Cênica de Verão 2021 e discute mudanças climáticas e pertencimento
Com o intuito de fomentar e compartilhar a Cena Teatral, após dois anos da Pandemia de COVID-19, o Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP está realizando a Mostra Cênica de Verão, que acontecerá do dia 26 de novembro ao dia 07 de dezembro de 2021. A programação – totalmente gratuita – exibe virtualmente os experimentos cênicos desenvolvidos no segundo semestre de 2021, com apresentações ao vivo e gravadas, além de lives sobre os processos de criação, leituras dramáticas, performances e oficinas ligadas ao fazer teatral, organizadas pelos Laboratórios do Departamento de Artes Cênicas.
Este evento acontece semestralmente desde 2010 e esta será a sua última edição estritamente online. Vista à impossibilidade de presença física em consequência do isolamento social, foram exploradas as ferramentas e formatos de criação cênica possíveis dentro dos limites da virtualidade. Ao seguir o plano pedagógico e propor investigações de novas formas do fazer teatral, o Departamento de Artes Cênicas permanece criando, resistindo e pesquisando como promover os estudos das artes da cena por meio das diversas plataformas digitais.
Ruínas de nós (Foto: Yara Kollhoff)
Devido ao caráter público da universidade e cientes da responsabilidade de estabelecer diálogos com a sociedade, a Mostra tem o intuito de construir e reinventar espaços de encontro e de troca com o público através dos meios virtuais. Promovendo experiências sensíveis e reflexões acerca de temas como territorialidade, mudanças climáticas, estruturas de poder e a urgência do discurso e do pertencimento.
Importante destacar que, embora todas as atividades sejam gratuitas e abertas ao público, algumas necessitam de inscrição prévia para recebimento do link da sala em que a atividade será realizada.
Todas as produções possuem caráter pedagógico e estão sendo apresentadas como resultado parcial do segundo semestre do ano de 2021 do curso de Bacharelado em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp.
5 em cantos (Foto: Erica Natalense)
Para mais informações sobre o evento, os materiais e acessibilidade, acesse a página da Mostra no site do Instituto de Artes da UNICAMP ( https://www.iar.unicamp.br/labprod/mostra-cenica-de-verao-2021/ ), bem como o Instagram (@labprodunicamp) e canal do YouTube http://bit.ly/LabPROD.
Segue, abaixo, a programação completa com dias e horários e, também, o link para o Catálogo Geral da Mostra!
PROJETO INTEGRADO DE CRIAÇÃO CÊNICA
Título:
POEMA EM AUTOFAGIA | Transmissão de vídeo gravado
Data e Hora:
03/12/2021 | 16h
Sinopse:
Partindo das relações entre corpo e mudanças climáticas, Poema em Autofagia busca retratar, por meio da performatividade, as questões do chamado “antropoceno” nas cidades e nos locais de exploração das matérias primas. A linguagem foi construída a partir de relatos e derivas pelos locais onde es performers residem, assim como das próprias contradições desse modo de vida contemporâneo e de materiais escritos por Luiz Ruffato e Octávio Zazzera.
Classificação Indicativa:
Direção: Adilson Siqueira
Direção de cena: Alessandra CA (Visualidade de cena-performers), Wesley Furquim.
Co-direção de cena: Ana Marina Nascimento, Gabriela Januário, Isadora Roxo, Maitê Brito Haical Jacob Lemos, Marina Pavan, Oli Campelo
Direção corporal: Ana Marina Nascimento, Wesley Furquim
Direção de arte: Alessandra CA, Gabriel Liparini, Marina Pavan
Designer espetacular/Direção técnica: Ana Carolina Reis, Gabriel Liparini, Marina Pavan
Dramaturgia: Oli Campelo e co-produção de materiais por Alessandra CA, Patrick Veniali da Silva
Performers: Alessandra CA, Ana Marina Nascimento, Gabriela Januário, Isadora Roxo, Maitê Brito Haical Jacob Lemos, Marina Pavan, Oli Campelo.
Musicalidade: Marina Pavan
Apoio: Aneliza Rodrigues Prado, Patrick Veniali da Silva, Ecolab UFSJ
Links:
PROJETO INTEGRADO DE CRIAÇÃO CÊNICA
Título:
POEMA EM AUTOFAGIA | Conversa com criadores
Data e Hora:
Canal do YouTube do LabProd
PROJETO INTEGRADO DE CRIAÇÃO CÊNICA
Título:
A PREGUIÇA, O MICO E A POMBA | Lançamento do Ebook Audiolivro
Data e Hora:
01/12/2021 | 20h
Sinopse:
Ao redor de um Baobá, animais vivem entre sonhos e pesadelos, individuais e coletivos. Uma preguiça. Um mico-leão-dourado. Uma pomba. Criaturas tão diferentes em suas histórias e dilemas, porém tão próximas pelas raízes da árvore. No meio da brincadeira, questionam e desafiam seus próprios medos e equívocos, encontrando coragem e liberdade onde menos imaginam. Uma fábula cotidiana que surge da escrita entre nós.
Classificação Indicativa:
Direção de elenco: Bruna Frari
Dramaturgia: Beatriz Nauali, Daniel Aleixo, Valentina Ghiorzi
Direção musical: Bell Castro
Ilustração: Laura Tomé, Valentina Ghiorzi
Editoração: Beatriz Nauali, Laura Tomé
Direção de áudio: Daniel Aleixo
Produção: Bruna Frari, Daniel Aleixo
Vozes: Todes
Programa de estágio docente: Monique Cardoso
Orientação teórica: Maria Alice Possani
Links:
PROJETO INTEGRADO DE CRIAÇÃO CÊNICA
Título:
RUÍNAS DE NÓS | Compartilhamento de vídeo gravado + conversa com criadores na sequência
Data e Hora:
04/12/2021 | 19h
Sinopse:
O que significa pertencer a um lugar? Partindo do texto “Pedreira das Almas”, de Jorge Andrade, utilizamos diferentes ferramentas de estudo para explorar esta questão. Estas convergem para a criação de um material audiovisual que flagra a etapa atual deste processo: uma investigação sobre a relação da tradição, revolução e liberdade com o ato de pertencer. Seis corpos se encontram após 2 anos apartados e precisam decidir entre ficar em seu território ou partir para o desconhecido da liberdade, representado pelo único corpo que se encontra a 9.243 quilômetros de distância dos demais.
Classificação Indicativa:
Orientação: Lucienne Guedes Fahrer e Gabriel Pestana
Apoio teórico: Alice Possani
Elenco: Felipe Vieira Souza, Flora Ainá, Gabriel Gonçalves, Giovanna Ueda, Isadora Bellini, Matheus Janeiro e Vini Silveira
Inscrições:
PROJETO INTEGRADO DE CRIAÇÃO CÊNICA
Título:
ANTES QUE EU ME ESQUEÇA | Transmissão de vídeo gravado + conversa com criadores na sequência
Data e Hora:
05/12/2021 | 15h
Sinopse:
Antes Que Eu Me Esqueça é um registro filmográfico do processo de montagem do espetáculo cênico homônimo na praça Durval Pattaro em Barão Geraldo. O processo cênico, inspirado no livro “A Cidade Inexistente” de José Rezende Jr. que se iniciou virtualmente e migrou para o encontro presencial, é aqui retratado em fragmentos, desde cenas da sua montagem ao próprio material apresentado.
Classificação Indicativa:
.12 anos
Ficha Técnica:
Elenco: Flora Furlan, Guilherme Martins, Isadora Ifanger, Jota Vilar, Kimberly Oliveira, Raul Oliveira e Vini Resca
Direção: Gabriela Ramos
Orientação e direção musical: Marcelo Onofri
Dramaturgismo: Jota Vilar
Edição de vídeo: Raul Oliveira e Vini Resca
Links:
Canal do YouTube do LabProd
PROJETO INTEGRADO DE CRIAÇÃO CÊNICA
Título:
SCHWEYK NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL | Transmissão de vídeo gravado
Data e Hora:
05/12/2021 | 19h
Sinopse:
Schweyk é um valoroso cidadão de uma Tchecoslováquia dominada pelos alemães durante o Terceiro Reich. Seu trabalho como vendedor de cães o obriga a se envolver em negociações perigosas com a Gestapo, ameaçando a tênue sobrevivência que ele e seus amigos Kopecka e Baloun levam entre a fome e a guerra. Baseado no romance “O Bravo Soldado Švejk” de Jaroslav Hašek, “Schweyk na Segunda Guerra Mundial” é uma comédia ácida de Bertolt Brecht que versa sobre a resistência e o sofrimento dos países tomados pela guerra enquanto expõe a fragilidade e o ridículo dos líderes nazistas.
Classificação Indicativa:
14 anos
Ficha Técnica:
Elenco: Geovana Mangiavacchi, Iuri Lupetti, Karina Brando, Letícia Ruiz, Lucas Caparrós, Mariana Yamada, Mateus Gomes De Barros e Mônica Moretti
Laboratório de voz: Gina Monge Aguilar
Laboratório corporal: Grácia Navarro e Paulina Valerio Alves
Visualidades: O elenco
Apoio teórico: Cassiano Sydow Quilici, Eduardo Okamoto e Leonardo Thim Agudo Caetano
Adaptação da dramaturgia de Bertolt Brecht: O elenco
Tradutor: Sergio Vlotti
Produção da trilha sonora: Gabriel Lavra
Músicas: Bertolt Brecht e Hanns Eisler
Adaptação e versão das músicas: Wanderley Martins
Direção: Wanderley Martins
01/12/2021 | 19h30
Sinopse:
Quem pode falar? Quais vozes não se escutam? Quem fala quando você está falando? Voz-palavra-poder-cena: atuantes narram-fazem-mostram o que acontece quando as palavras da dramaturga Grace Passô vagam por nossas carnes e nosso tempo. E são tempos difíceis, para carnes vagas. A partir do dia 29 de novembro, Brenda Felipeti, Ciça de Carvalho, Eva dos Santos, Jaqueline Giannini, Letícia Abreu, Lucas Metropolo, Marina Lobo, Vinícius Arães e Vinícius Zaggo, com assistência de direção de Bruna Frari, Gabriel Pestana, Maurício Oliveira, Pamella Villanova e Pedro Ribeiro e direção e orientação de Lucienne Guedes.
Classificação Indicativa:
16 anos
Ficha Técnica:
Elenco: Brenda Felipeti, Ciça de Carvalho, Eva dos Santos, Jaqueline Giannini, Letícia Abreu, Lucas Metropolo, Marina Lobo, Vinícius Arães e Vinícius Zaggo.
Dirção: Lucienne Guedes
Assistente de Direção: Bruna Frari, Gabriel Pestana, Maurício Oliveira, Pamella Villanova e Pedro Ribeiro
Preparação Vocal: Rodrigo Spina
Produção: Brenda Felipeti e Pedro Ribeiro
Identidade Visual: Leticia Abreu e Pedro Ribeiro
Apoio Teórico: Cassiano Sydow e Eduardo Okamoto
Preparação Corporal: Gracia Navarro e Paulina Alves
Inscrições:
ponto e vírgula | Transmissão de vídeo gravado
Data e Hora:
06/12/2021 | 17h
Sinopse:
O entrelaçar da esfera macro e micro, da comicidade e da tragédia apresenta o contraste entre o colorido e o p&b constituindo a união entre os corpos e os ambientes que estes perpassam.
Classificação Indicativa:
Ficha Técnica:
Orientação e apoio teórico: Matteo Bonfitto, Nádia Hellmeister e Ana Fariña
Dramaturgia, Direção, Atuação, Figurino, Cenografia, Maquiagem: Bruna Haddad, Giovanna Naso, Laura Gomes, Leonardo Lisboa e Lilly Baniwa
Operação de câmera: Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, João Portela, Laura Gomes, Kelly Baniwa e Nayra Cardoso
Iluminação: João Portela, Giovanna Naso e Leonardo Lisboa
Edição de som e vídeo: Bruna Haddad e Laura Gomes
Agradecimentos: Chiara Lazzaratto, Janaina Batista, João Portela, Kelly Baniwa e Nayra Cardoso
Apoio: Bom dia pra nois, Estação das Pizzas, O verdinho restaurante, Stout café cultura & bar, Casa Azul e Bazar Sobrapar
Links:
Linguagens do fim do mundo: reinventando experiências do presente | Live
Data e Hora:
06/12/2021 | 20h30
Sinopse:
Produzir um corte. Desmanchar signos para vê-los como agentes, mais e menos secretos… capturá-los em sua fuga de sentido, em sua concretude volátil. Virar do avesso o conhecido, desnaturalizar o espontâneo, estranhar o ‘eu’…
E então, matéria se faz material, movimentos-sons-coisas aos poucos ações, na ponta da língua um não-saber, língua aos poucos linguagem. Linguagem, não estilo!… Mas modo de ser e de existir. Nesse fio não há ponta, não há começo nem fim. Há somente a busca de inteireza… pra perceber o que, como e quando algo escapa.
Talvez sejam essas algumas das principais latências e impulsos que nortearam o trabalho feito esse semestre em “Linguagens da Ação Cênica” com essa turma, ao mesmo tempo receptiva e generosa, que tivemos o prazer de encontrar. Pessoas com as quais foi possível buscar ir além dos obstáculos mais óbvios para assim viver imersões que pareciam impossíveis.
Que os rastros dessa experiência se perpetuem em suas mais inesperadas transmutações…
Ana Fariña, Nádia Morali e Matteo Bonfitto
Link:
Canal do YouTube do LabProd
CRIAÇÕES E PROCESSOS
Um Dia Ouvi a Lua | Leitura Dramática
Data e hora:
27/11/2021 | 19h
Sinopse:
Permeada pela Folia de Reis e inspirada em canções sertanejas tradicionais, a peça “Um Dia Ouvi a Lua” conta a história de três mulheres: Beatriz, Tereza e S’a Maria. Em seu enredo, as três protagonistas tomam as rédeas de suas narrativas e lidam com sentimentos como a violência, a morte e, acima de tudo, o amor.
Uma senhora chamada Beatriz mora em uma cidade do interior. Relembra o tempo em que era moça e sua paixão por um violeiro que conheceu em uma festa do Santo Reis e, junto a isso, os castigos que sofreu do pai, consequência de uma educação tão severa.
Tereza e Lourenço eram um jovem casal apaixonado, mas por desígnio da vida, foram separados. Tereza então se casou com outro homem, Antônio Bento, a modo de não ficar solteira. Anos se passam e o casal apaixonado se reencontra, causando ciúme no atual marido. A partir disso, a história então toma outros caminhos.
Uma menina conhece na festa do Santo Reis Cipriano, um moço bonito de sua cidade, e se vê perdidamente apaixonada. O amor deles era tanto que decidiram fugir juntos, mas S’a Maria, que tinha um pai tão afável, vive o impasse entre o amor do pai e o amor da sua vida.
Classificação Indicativa:
Dramaturgia: Luis Alberto de Abreu
Orientação: Larissa Neves
Direção: Sofia Fransolin
Elenco de Vozes: Arthur Casagrande, Bruna Haddad, Bruno Nakamura, Chiara Lazzaratto, Danilo Guimarães, Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Filipe Batista, Helena Coutinho, Janaina Batista, João Portela, Laura Gomes, Leonardo Lisboa, Mariana Mello, Mateus Gomes, Pedro Barros
Elenco de Imagens: Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Fernanda Marino, Filipe Batista, Gerson Sampaio, Guilherme Martins, Ione Sampaio, Helena Coutinho, João da Nica, José Paulo Guimarães, Laura Gomes, Lucas Caparrós, Luís Renato Oliveira, Marcelo Lazzaratto, Matheus Ramos, Nica do João, Regina Célia Medeiros, Waldirene Pádua Bícego, Virna Sparvieri e Dona Auri
Direção de Fotografia: Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Danilo Guimarães, Filipe Batista, Janaina Batista, Laura Gomes e Sofia Fransolin
Equipe de Filmagem: Bruna Haddad, Chiara Lazzaratto, Filipe Batista, Laura Gomes e Matheus Ramos
Captação de Imagem: Danilo Guimarães, Fernanda Marino, Janaina Batista e Grupo Mamoeiro de Teatro
Edição: Nina Pires
Produção Geral: Janaina Batista, João Portela, Laura Gomes, Leonardo Lisboa e Mariana Mello
Produção Administrativa: João Portela e Mateus Gomes
Design e Comunicação: Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Janaina Batista e Marco Pedra
Produção Pedagógica: Bruna Haddad, Laura Gomes, Leonardo Lisboa, Marco Pedra, Mariana Mello, Mateus Gomes e Victor Lima
Realização: Grupo Mamoeiro de Teatro
Apoio: LabDrama, Fapesp, PROEC-PEX (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)
Agradecimentos: Feira de Barão Geraldo, Estação Cultura de Campinas e Maria da Penha Gomes
Link:
PLUMA E A TEMPESTADE | leitura dramática ao vivo
Data e Hora:
26/11/2021 | 10h
Descrição:
Em busca do Teatro Latino-americano é um projeto proposto para bolsistas BAS do SAE Unicamp e que pretende ser um espaço de aprendizado e pesquisa sobre o Teatro na América Latina. Uma de suas ações são leituras dramáticas e desta vez teremos a leitura de “Pluma e a tempestade” do dramaturgo e diretor argentino/equatoriano Arístides Vargas. A peça reflete sobre Pluma, uma personagem que é jogada no mundo, assim como uma pluma vai sendo levada no caos da tempestade, ela/ele percorre os espaços aos que chega e aprende, mas como aprende, o que aprende? Perguntas ainda sem respostas.
Ficha Técnica:
Versão livre em português: Gina Monge Aguilar
Orientação: Gina Monge Aguilar
Elenco: Alunes do departamento de Artes Cênicas da Unicamp
Links:
Canal do YouTube do LabProd
CRIAÇÕES E PROCESSOS
04/12/2021 | 16h
Descrição:
Em cinco pequenas criações, procuramos esticar o arco do tempo de 100 anos e disparar a flecha modernista para além do alvo transmoderno. Tupi or not tupi nas ruínas raivosas do antropoceno, à beira do abismo. É possível pensar um/uma/ume brasileiru do século XXI, Macunaíma em meio a barbárie racista e genocida.
Ficha Técnica:
Orientação: Lucienne Guedes e Verônica Fabrini
Participantes: Turma mista do Instituto de Artes
Links:
Canal do YouTube do LabProd
CRIAÇÕES E PROCESSOS
EPPUR SI MUOVE! | Transmissão de vídeos gravados
Data e Hora:
02/12/2021 | 19h
Descrição:
Um corpo desenhando no espaço com sua forma e rastro, frases de movimentos, ações cotidianas, dinâmicas, ritmos. Um sentimento atravessa a pele, os músculos, os ossos. Uma memória pousa nos cabelos. Abrimos a janela e o vento nos faz flutuar. Com nossas ferramentas de trabalho vamos entalhando, aos poucos, a mágica de nosso ofício.
Ficha Técnica:
Orientação: Verônica Fabrini, Victor Lima e Filipe Batista
Participantes: Turmas 020 e 021
CRIAÇÕES E PROCESSOS
Live-conversa, processo criativo, performatividade e mudanças climáticas | Live
Descrição:
Conversa sobre o processo de criação da obra “Poema em autofagia”, as questões das mudanças climáticas e como se deu a troca entre es estudantes da Unicamp, UFSJ e Unirio que participaram desse percurso.