Notícia

Jornal Joseense News

Deolinda Vilhena pesquisadora de processos de encenação do Théâtre du Soleil ministra palestra aberta em Jacareí

Publicado em 14 julho 2015

Por Rodolfo Moreira

Jacareí recebe, entre os dias 18 e 19 de julho, o Encontro Estadual de Teatro Ademar Guerra. A abertura do evento contará com a palestra “Criação e modos de produção, o exemplo do Théâtre du Soleil”, de Deolinda Vilhena, renomada produtora de teatro e professora do departamento de Técnicas do Espetáculo e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

Durante a palestra, os grupos serão instruídos a fazer uma reflexão sobre os procedimentos de gestão e desenvolvimento artístico, a partir do exemplo do Théâtre du Soleil precursor de modelos alternativos de cooperativa e criação coletiva da década de 60.

O Encontro Estadual de Teatro Projeto Ademar Guerra que faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Cultura do Estado de SP sendo gerenciado pela organização social POIESIS.

SAIBA MAIS

O Encontro Estadual de Teatro tem como proposito propiciar o compartilhamento de processos de criação dos grupos, para avaliação de desenvolvimento por parte da curadoria artística.

QUEM É DEOLINDA VILHENA

Professora do Departamento de Técnicas do Espetáculo e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, pós-doutorada, com bolsa FAPESP, supervisão de Silvia Fernandes e estágio de três meses em Paris, na Université Paris Ouest Nanterre La Défense – Paris X., com a pesquisa “Produção teatral, da prática a teoria, a sistematização de uma disciplina”, que culminou com a criação/implantação da disciplina rodução teatral no curso de Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Doutora em Théâtre et Arts du Spectacle pela Université de la Sorbonne Nouvelle-Paris III, possui graduação em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, pela Faculdade da Cidade (1983), mestrado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001), mestrado (DEA) em Théâtre et Arts du Spectacle – Institut d’Etudes Théâtrales – Université de la Sorbonne Nouvelle (2002). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção teatral, atua principalmente em produção teatral, politicas culturais, teatro brasileiro, teatro francês e economia da cultura.

O QUE É O ADEMAR GUERRA

O Projeto Ademar Guerra, realizado desde 1997, é composto por uma equipe de 23 artistas-orientadores que atendem a 60 grupos de teatro do interior e litoral do Estado de SP.

 

O QUE É O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES

A partir de 2014, a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo realiza por meio de contrato de gestão com a POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa de Qualificação em Artes que é composto pelos Projetos Ademar Guerra (Teatro) e Qualificação em Dança, tendo como ação principal a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. Essa proposta tem como base a experiência bem sucedida do Projeto Ademar Guerra, realizado há 18 anos, tornando-se exemplo de política pública de formação em arte.

 

“Criação e modos de produção, o exemplo do Théâtre du Soleil”

Dia: 18 e 19 de julho

Horário:

Local: Centro de Formação EDUCAMAIS JACAREI – Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 595 – Parque dos Sinos – Jacareí – SP

Tel: (12) 3955-9530

INFORMAÇÕES

Programa de Qualificação em Artes

Luis Silva: (11) 4096-9866 e projetoademarguerra@oficinasculturais.org.br

 

Deolinda Vilhena Foto:Irène Kirsch