Notícia

Jornal Primeira Página online

Dentista busca constante aperfeiçoamento de técnicas profissionais

Publicado em 24 março 2015

Por Luiz Felipe Cordeiro

Formação continuada para aperfeiçoamento das técnicas profissionais. Esse é um princípio que orienta o dentista Fagner Teixeira Santos (CRO-SP – 111.513). Ele trabalha como clínico geral, e realiza tratamentos de endodontia (tratamento de canal), periodontia (raspagem, tratamento de tártaro), dentística (restauração), próteses, com facetas, coroas totais, implantes, e cirurgias (extrações dentárias). Também realiza tratamentos em odontopediatria e odontologia estéticos, como clareamento.

“Eu também realizo a aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox”. O dentista explica que, na odontologia, o uso dessa toxina tem diversos objetivos, terapêuticos e estéticos: “É usado contra o bruxismo, apertamento, cefaléias tensionais. Aplicamos em alguns músculos, que relaxam, e a mordida deixa de ser tão forte. No caso do bruxismo, o esforço do desgaste dentário diminui. Tudo isso ajuda na melhora da qualidade e vida dos pacientes. Quanto ao uso estética, é usado, por exemplo, nos casos de sorriso gengival, auxiliando a manter baixo o lábio superior”.

Quando estudante, ele conseguiu uma bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O trabalho envolveu pacientes que foram submetidos a cirurgias ortognáticas para correção das Deformidades Dento-faciais que apresentam parestesia, ou seja, perda temporária da sensibilidade na área operada. “Esse quadro faz com que o paciente perca qualidade e vida, muitas vezes sente formigamento, sente que está babando, e isso, claro, não é bom para o paciente. O laser permite que a sensibilidade volte mais rápido. Minha iniciação científica estudou esse tema”, conta o Dr. Fagner.

Em maio ele vai começar a cursar uma especialização em ortodontia com duração de três anos: “Já realizei cursos de capacitação em cirurgia bucal, e, implantes, ortodontia, periodontia, e de laserterapia. Também participei de diversos Congressos ao redor do país”.

A clínica do Dr. Fagner Teixeira Santos, que também atende pelo São Francisco, fica na Rua Dona Alexandrina, 1977. O telefone é o (16) 3374-3398. O facebook do consultório é o https://www.facebook.com/Drfagnerodonto.