Denilson Campos Albuquerque, uma das lideranças que integram a atual gestão do Conselho Administrativo da SBC, foi eleito Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina (ANM).
Mais antiga entidade médico-científica do país, fundada há 194 anos pelo Imperador D. Pedro II, a ANM reúne alguns dos principais nomes brasileiros da ciência e da medicina, agregando expoentes internacionais de grande relevância acadêmica e científica.
A indicação de Denilson Albuquerque, escolhido de forma unânime pelo colegiado, ocorreu por 2 sócios da ANM: o cardiologista Cláudio Benchimol e o urologista Ronaldo Damião.
“A minha indicação como membro honorário dessa academia é um reconhecimento por parte dos meus colegas de uma atividade dedicada ao ensino, à pesquisa e ao aprimoramento científico da Cardiologia ao longo da minha vida profissional. São mais de 45 anos de atividades ininterruptas. Então, é uma grande honra para mim fazer parte de uma história tão bonita e consistente do ponto de vista científico (que soma quase 200 anos)”, destaca Albuquerque.
A ANM mantém uma atividade científica permanente, com reuniões semanais das mais diversas especialidades. A entidade é parceira de fundações de apoio e de amparo à pesquisa no Brasil inteiro, como a FAPESP (São Paulo) e a FAPERJ (Rio de Janeiro), além de apresentar conexões com universidades públicas e privadas do país e do exterior.
A presença de um Conselheiro e de um membro tão ativo na SBC aproxima as duas entidades que buscam aprimoramento científico e profissional, estimulando a agenda da saúde cardiovascular. “Pretendo contribuir de forma bastante efetiva com a minha experiência a favor da ciência cardiovascular na Academia Nacional de Medicina”, pontua.