Notícia

Alô Guaíra

Dengue tipo 3: o que é e quais as diferenças para outros tipos? (122 notícias)

Publicado em 19 de fevereiro de 2025

O Sururu (AL) Informa ABC Guia Muriaé Infofix Portal Mariliense Jornal Cidadã Viva Pariquera Tropical FM 99 MTT News Jornal Diário do Povo (Piauí, Teresina) Beltrão Agora Jornal Floripa Batatais 24h Blog O Cubo Revista Nova Fase online Rota 55 (SP) Blogs O Estado Rádio Ararifm (Maranhão) Conexão Itajubá World Stock Market Portal de Notícias MT Jornal Hora Extra online Portal AZ Cidadão Consumidor Olhar Cidade Portal Goiás em Dia SiteBarra Jornal Floripa Jornal Floripa Informa ABC Notícias Hoje (SP) Blog do Eloilton Cajuhy RP10 A Província do Pará Portal News Espírito Santos Notícias Jornal Floripa Portal de Notícias 24 Horas Rádio Ararifm (Maranhão) Noticia Exata Mix Vale Blog do Délio Andrade Folha Regional (Andradina, SP) online Capital News Guia Limeira Região Noroeste Ipa Online Folha de Iperó Jornal Z Norte online O Cataguases O Estado do Maranhão online O Progresso (Dourados, MS) online Portal Rádio Repórter RedeGN ABC do ABC Diário de Brasília NewsLab online Diário do Estado (Goiás, GO) online Blog da Amazônia Hora Hiper Rota 55 (SP) Click Nova Olímpia Novo Dia Notícias online Guarulhosweb Jornal Cidadã O Regional (Santo Antônio de Posse, SP) online Jornal Floripa Clikar Mirassol Conectada Rádio SAT FM 87,5 Jornal de Sobradinho Folha Regional (Andradina, SP) online Portal Âncora 1 Gazeta de S. Paulo online Observatório do 3° Setor Jornal O São Paulo 18 Horas Blog do Lago SP FM BVS MS - Biblioteca Virtual da Saúde do Ministério da Saúde Guia Viver Bem Jornal do Planalto Alagoas na Mídia (Alagoas) São Carlos em Rede Observatório do 3° Setor Cruzeiro do Sul online Rede Mix Cidades jornaldacidade.digital O Imparcial Monte Alto canalvoxnoticias.com.br s7noticias.com.br

Governo de São Paulo alerta para circulação da dengue tipo 3; entenda os cuidados

O sorotipo 3 da dengue voltou a circular no estado de São Paulo, após ficar em baixa circulação desde 2016. Especialistas alertam para aumento de casos da doença, uma vez que a dengue possui quatro sorotipos e a pessoa infectada só fica imune ao sorotipo que adquiriu.

A circulação de sorotipos da dengue é identificada pelas unidades sentinelas de arboviroses. São 71 em todo o Estado de São Paulo, implantadas em unidades básicas de saúde e em pronto-atendimentos, que recebem amostras de PCR para monitorar casos de dengue, Zika e chikungunya. Como a linhagem ficou um tempo considerável em baixa circulação, a população encontra-se mais vulnerável a ela.

Conheça os diferenciais do sorotipo 3 da dengue e saiba como se proteger contra ele.

Dengue tipo 3 é mais grave?

O sorotipo DENV-3 é uma das quatro categorias de dengue em circulação no Brasil. Estudos apoiados pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) não sugerem que a dengue tipo 3 seja mais grave. No entanto, quando o indivíduo é infectado por outros sorotipos, como o DENV-1, e logo depois pelo DENV-3, a gravidade do caso pode aumentar.

Os sintomas da dengue tipo 3 são iguais aos demais: febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Com o retorno do sorotipo 3, aumentam as chances de reinfecção pela doença.

A Qdenga, vacina contra a dengue atualmente em circulação no Brasil, garante proteção contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença. No entanto, diferentemente da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, sua administração é em duas doses.

Onde tem dengue tipo 3?

O interior do estado de São Paulo apresenta maior susceptibilidade para o aparecimento da dengue tipo 3. Isso porque a combinação de tempo quente e úmido favorece a proliferação do mosquito causador da dengue.

Em São José do Rio Preto, por exemplo, pesquisadores da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) identificaram aumento de casos de dengue tipo 3 no Hospital de Base e nas unidades de pronto-atendimento (UPAs) da região, desde o fim de 2023. O estudo foi publicado no Journal of Clinical Virology.

Unidades sentinelas de arboviroses realizam o monitoramento dos tipos de dengue circulantes no estado de São Paulo. Elas recebem amostras e encaminham ao Instituto Adolfo Lutz. “Desde o ano passado, conseguimos verificar que o sorotipo 3 da dengue estava entrando no estado. Também foi por meio delas que identificamos, em 2024, o surgimento dos casos de febre Oropouche. Estamos monitorando isso rapidamente”, diz Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças.

Como se proteger da dengue tipo 3?

As medidas de prevenção são as mesmas. Como a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, a principal prevenção contra a doença é o combate ao vetor.

Eliminar criadouros como recipientes com água parada; instalar telas em portas e janelas, e promover a conscientização comunitária sobre as medidas preventivas que podem ser tomadas pela população são as principais medidas de prevenção.

Para denunciar focos do mosquito, procure a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária ou o Centro de Controle de Zoonoses do seu município.

Vacina contra dengue

O Instituto Butantan desenvolve a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. Os estudos foram concluídos ano passado, e o Instituto Butantan já submeteu o pedido de registro do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina do Butantan é tetravalente, ou seja, oferece proteção contra os quatro tipos de dengue em circulação no Brasil. Caso o imunizante seja aprovado pela Anvisa, o Instituto afirma ter condições de fornecer cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde (MS) nos próximos três anos, sendo 1 milhão ainda em 2025.