Notícia

Folha de Pernambuco online

Dengue: Opas emite alerta para risco de surto do sorotipo 3 nas Américas (118 notícias)

Publicado em 12 de fevereiro de 2025

Guia Muriaé Infofix Portal Mariliense Jornal Cidadã Viva Pariquera Tropical FM 99 MTT News Jornal Diário do Povo (Piauí, Teresina) Beltrão Agora Jornal Floripa Batatais 24h Blog O Cubo Revista Nova Fase online Rota 55 (SP) Blogs O Estado Rádio Ararifm (Maranhão) Conexão Itajubá World Stock Market Portal de Notícias MT Jornal Hora Extra online Portal AZ Cidadão Consumidor Olhar Cidade Portal Goiás em Dia SiteBarra Jornal Floripa Jornal Floripa Informa ABC Notícias Hoje (SP) Blog do Eloilton Cajuhy RP10 A Província do Pará Portal News Espírito Santos Notícias Jornal Floripa Portal de Notícias 24 Horas Rádio Ararifm (Maranhão) Noticia Exata Mix Vale Blog do Délio Andrade Folha Regional (Andradina, SP) online Capital News Guia Limeira Região Noroeste Ipa Online Folha de Iperó Jornal Z Norte online O Cataguases O Estado do Maranhão online O Progresso (Dourados, MS) online Portal Rádio Repórter RedeGN ABC do ABC Diário de Brasília NewsLab online Diário do Estado (Goiás, GO) online Blog da Amazônia Hora Hiper Rota 55 (SP) Click Nova Olímpia Novo Dia Notícias online Guarulhosweb Jornal Cidadã O Regional (Santo Antônio de Posse, SP) online Jornal Floripa Clikar Mirassol Conectada Rádio SAT FM 87,5 Jornal de Sobradinho Folha Regional (Andradina, SP) online Portal Âncora 1 Gazeta de S. Paulo online Observatório do 3° Setor Jornal O São Paulo 18 Horas Blog do Lago SP FM BVS MS - Biblioteca Virtual da Saúde do Ministério da Saúde Guia Viver Bem Jornal do Planalto Alô Guaíra Alagoas na Mídia (Alagoas) Rede Mix Cidades jornaldacidade.digital O Imparcial Monte Alto canalvoxnoticias.com.br s7noticias.com.br

Existem quatro sorotipos; por isso, uma mesma pessoa pode ser infectada por mais de um deles, o que aumenta as chances de desenvolver formas mais graves da doença

O DENV-3, também conhecido como sorotipo 3 da dengue pode causar um novo surto da doença nas Américas, de acordo com alerta Organização Pan-Americana da Saúde ( Opas ) emitido no início desta semana.

Os sorotipos são variações do vírus que, embora pertençam à mesma espécie, possuem diferenças em sua composição antigênica. Isto é, diferem em suas formas de infecção. O DENV-3 é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, o que significa que ele tem maior potencial de causar formas graves da doença.

Segundo a Opas, No último ano, foram registrados mais 13 milhões de casos de dengue nas Américas, dentre eles, 22.684 foram classificados como graves (0,17% do total) e 8.186 resultaram em mortes (taxa de letalidade de 0,063%).

Nas primeiras semanas de 2025, 23 países e territórios da região notificaram um total de 238.659 casos, com a maioria concentrada no Brasil (87%), seguido pela Colômbia (5,6%), Nicarágua (2,5%), Peru (2,5%) e México (2,5%). Do total de casos, 263 foram graves e 23 pessoas morreram em decorrência da doença.

Até a segunda semana deste mês, foram registrados 269.919 casos prováveis e 85 óbitos pela doença no Brasil, como mostram os dados atualizados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde

Em resposta ao alerta, a pasta destacou em comunicado que o transmissão da dengue no país está sob monitoramento do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue).

“Esse alerta é importante para que esses países - com o aumento no número de casos da dengue - também possam elaborar ações para a redução do impacto da doença para proteger o próprio país e os países vizinhos da doença. No ano passado, o ministério já havia detectado o DENV-3 no Brasil e, desde então, vem ampliando a vigilância das arboviroses em uma ação conjunta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e população”, destaca a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, no comunicado.

Estudo acende alerta

Em janeiro deste ano, um estudo publicado na revista científica Journal of Clinical Virology por cientistas brasileiros alertou que o ressurgimento do sorotipo 3 da dengue, o DENV-3, pode propiciar novos surtos da doença no Brasil.

Segundo os pesquisadores, uma nova onda de casos pelo sorotipo 3 pode surgir devido ao cenário atual, no qual a população do país não está imunizada, enquanto outras duas variantes continuam em circulação, os sorotipos 1 e 2, DENV-1 e DENV-2, respectivamente.

— A última epidemia significativa de DENV-3 no Brasil e, mais especificamente, em São José do Rio Preto, ocorreu há mais de 15 anos [em 2007]. Já os sorotipos DENV-1 e DENV-2 continuam circulando continuamente pelo país. Se o sorotipo 3 se estabelecer novamente e prevalecer esse quadro [de cocirculação de variantes], isso pode levar a formas severas de uma epidemia de dengue. É exatamente essa situação que estamos vivendo neste momento em São José do Rio Preto — afirma Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e um dos autores do estudo, à Agência FAPESP.

Além disso, também existe o sorotipo DENV-4. Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa pode ser infectada até quatro vezes, uma por cada sorotipo. Ser infectado mais de uma vez e de forma subsequente por diferentes sorotipos aumenta o risco de desenvolver formas mais graves da doença.