A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quarta-feira (18) que a vacinação contra a dengue alcançará pelo menos 4,5 milhões de brasileiros em 2025.
O público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, são jovens de 11 a 14 anos. A imunização completa envolve a aplicação de duas doses da vacina, com um intervalo de três meses entre elas.
O governo federal garantiu a aquisição de 9 milhões de doses do imunizante, com entrega prevista para 2025. Além disso, está em negociação com o Instituto Butantan para a compra de vacinas de dose única, o que pode aumentar a disponibilidade total no país.
“Nós ainda vamos anunciar o cronograma de vacinação e iremos revisar os critérios à luz dos dados do Info Dengue e em diálogo com estados e prefeituras”, adiantou a ministra.
Nísia Trindade explicou que a decisão de priorizar a faixa etária de 11 a 14 anos seguiu a orientação da Organização Mundial da Saúde, que recomenda a vacinação para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Ela ressaltou que esse grupo, junto com os idosos, apresenta as maiores taxas de hospitalização. No entanto, a ANVISA ainda não autorizou a imunização contra a dengue para pessoas acima de 60 anos, pois isso requer embasamento científico.
“A vacinação não foi autorizada pela ANVISA para o público acima de 60 anos, pois é necessário ter suporte científico para isso”, detalhou Nísia.
Em 2024, o Ministério da Saúde disponibilizou 4 milhões de doses da vacina contra a dengue nas unidades públicas de saúde.